Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio e Totó definem agenda para o rio Taquari

Cadú Bortolotto, Assessoria - 10 de março de 2009 - 11:38

O senador Delcídio Amaral (PT/MS) se reuniu em Brasília com o Secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Antonio Totó Parente, para definir um cronograma de trabalho visando implementar ações preventivas e de recuperação do Rio Taquari. Foram discutidas intervenções diretas no rio e nas voçorocas, que contribuem para o agravamento do problema, bem como ações relacionadas aos arranjos produtivos.

“A equipe do governo federal tem feito visitas técnicas a Corumbá para conhecer de perto o problema, com o objetivo de definir os projetos prioritários. A próxima missão estará na cidade no início de abril. Com os recursos (R$ 54 milhões) assegurados pelo senador Delcídio no Orçamento Geral da União deste ano, não tenho dúvida de que teremos muito trabalho pela frente”, afirmou o secretário.

A visita será acompanhada por técnicos do governo do estado e dos municípios atingidos pelo problema. O assoreamento do Rio Taquari já dura pelo menos 30 anos e é considerado um dos maiores desastres ecológicos do Brasil.

As ações de recuperação do Taquari foram definidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial criado em agosto de 2006 pelo presidente Lula, por sugestão de Delcídio. Ele é formado por técnicos dos Ministérios da Integração Nacional, Meio Ambiente, Transportes, Desenvolvimento Agrário, Planejamento e Agricultura, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República. Todo o processo tem sido negociado com os produtores direta ou indiretamente prejudicados pelo assoreamento. O Sindicato Rural de Corumbá foi um das primeiras entidades a cobrar do governo soluções para o problema e tem participado ativamente das discussões, que contam também a participação de representantes de Organizações Não Governamentais de defesa do meio ambiente

SIGA-NOS NO Google News