Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio e senadores estão na aldeia dos cintas largas

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 18 de junho de 2004 - 10:55

A Comissão Especial do Senado que investiga os conflitos indígenas, incluindo o sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (PT), seguiram nesta manhã para a Reserva Roosevelt, em Rondônia, para conversar com os índios cintas largas. No mês de abril, no local houve confronto com garimpeiros que atuavam na terra indígena e 33 foram mortos. Depois de ouvir os índios, os senadores irão ao município de Espigão do Oeste para ouvir garimpeiros sobre o conflito com os índios. Eles fazem extração mineral na terra dos cintas largas.
Compõem também a comissão Mozarildo Cavancanti (PPS-RR), Jefferson Peres (PDT-AM), Romero Jucá (PMDB-RR) e Jonas Pinheiro (PFL-MT). Ainda está marcada uma audiência pública em Porto Velho, oportunidade para autoridades falarem sobre o conflito.
Delcídio é o relator da comissão. Recentemente ele apresentou relatório que sugere mudanças na forma de demarcação das terras, que é regulada pela Constituição Federal. Pelo texto, ficam impedidas de demarcação por dois anos áreas ocupadas, as terras em uma faixa de 50 quilômetros na fronteira e as tituladas.
O texto sugere que novas reservas serão criadas após estudo feito por uma comissão formada por antropólogo do governo, representantes da Advocacia Geral da União, do Ministério da Fazenda, um técnico do governo estadual e outro do Congresso Nacional.

SIGA-NOS NO Google News