Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/05/2005 12:46

Delcídio é o único de MS entre cabeças do Congresso

Fabiana Silvestre / Campo Grande News

O senador Delcídio do Amaral (PT) é o único parlamentar de Mato Grosso do Sul a figurar entre “os cabeças” do Congresso Nacional. A lista dos 100 políticos mais influentes do Poder Legislativo foi divulgada esta semana pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Pelo levantamento deste ano, que inclui 71 deputados e 29 senadores, conclui-se que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são oriundos das regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos e destacam-se como debatedores e articuladores.
Amaral, que assumiu este ano a liderança do PT no Senado, aparece pelo segundo ano consecutivo entre os cabeças. O Diap inicia agora pesquisa com os “100 mais” para eleger os dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
A pesquisa mapeou também os deputados em ascensão. Entre eles, aparece o sul-matogrossense João Grandão (PT).
O levantamento tem a supervisão do diretor técnico do Diap, o advogado Ulisses Riedel de Resende, e é coordenado pelo jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz.

Balanço – Conforme o estudo, os partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que possui a maior bancada na Câmara Federal, 91 deputados; e o PFL, principal partido de oposição na Câmara. Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PP, PTB, PL, PCdoB e PSB – representam 61% da elite. Destes, o PT lidera com 24 nomes, seguido do PMDB com 12. Logo vêm o PTB, o PP e o PSB com seis cada, seguidos do PL com quatro e o PCdoB com três. Já na oposição, quem lidera é o PFL com 22, seguido do PSDB com 13 e do PDT com dois. O PPS e P-SOL estão representados com um parlamentar cada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)