Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio é o único de MS entre cabeças do Congresso

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 24 de maio de 2005 - 12:46

O senador Delcídio do Amaral (PT) é o único parlamentar de Mato Grosso do Sul a figurar entre “os cabeças” do Congresso Nacional. A lista dos 100 políticos mais influentes do Poder Legislativo foi divulgada esta semana pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Pelo levantamento deste ano, que inclui 71 deputados e 29 senadores, conclui-se que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são oriundos das regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos e destacam-se como debatedores e articuladores.
Amaral, que assumiu este ano a liderança do PT no Senado, aparece pelo segundo ano consecutivo entre os cabeças. O Diap inicia agora pesquisa com os “100 mais” para eleger os dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
A pesquisa mapeou também os deputados em ascensão. Entre eles, aparece o sul-matogrossense João Grandão (PT).
O levantamento tem a supervisão do diretor técnico do Diap, o advogado Ulisses Riedel de Resende, e é coordenado pelo jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz.

Balanço – Conforme o estudo, os partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que possui a maior bancada na Câmara Federal, 91 deputados; e o PFL, principal partido de oposição na Câmara. Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PP, PTB, PL, PCdoB e PSB – representam 61% da elite. Destes, o PT lidera com 24 nomes, seguido do PMDB com 12. Logo vêm o PTB, o PP e o PSB com seis cada, seguidos do PL com quatro e o PCdoB com três. Já na oposição, quem lidera é o PFL com 22, seguido do PSDB com 13 e do PDT com dois. O PPS e P-SOL estão representados com um parlamentar cada.

SIGA-NOS NO Google News