Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/03/2010 19:32

Delcídio e Krug pedem deslocamento de linha para não prejudicar produtores

Cadu Bortolot

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB) apresentaram à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e a dirigentes do Ministério de Minas e Energia um pedido para alterar o traçado da linha de transmissão que está sendo implantada da Usina de Ilha Solteira (SP) a Campo Grande. A nova linha, que já foi licitada pela ANEEL, atravessa regiões altamente produtivas da Região do Bolsão e da divisa com Goiás, aumentando o risco de acidentes e trazendo prejuízos para os produtores.

De acordo com o prefeito, o traçado atual definido pode provocar impactos econômicos negativos nas áreas rurais, comprometendo a produtividade.

“No projeto atual a rede corta áreas de pecuária em Selvíria, Paranaíba e Inocência, que não sofreriam maiores impactos. Mas, por outro lado, ela atravessa lavouras muito produtivas de soja, de milho e de algodão, com riscos de acidentes em cabos, encanamentos agrícolas e com aeronaves que pulverizam a agricultura. Por isso, com o apoio do senador Delcídio, estamos pedindo o deslocamento da linha para um raio aproximado de 10km do local onde está definida a implantação. Além disso, se as linhas ficarem muito próximas da área urbana , no futuro as interligações das PCH’s e das geradoras de energia ligadas às subestações vão gerar um emaranhado de redes, prejudiciais ao desenvolvimento das cidades”, argumentou Krug.

O prefeito e o senador foram recebidos em audiência pelo diretor geral da ANEEL, Nelson Hubner, o secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Josias Matos, o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, o diretor de engenharia da empresa, Valter Cardeal, e o presidente da Enersul, Sidney Simonaggio.

Delcídio solicitou o encontro por considerar as reivindicações do prefeito e do Sindicato Rural de Chapadão do Sul “bastante pertinentes”.

“São áreas nobres, que produzem muitas riquezas e onde são gerados milhares de empregos. A nova linha é fundamental para reforçar o nosso sistema de distribuição e ampliar a oferta de energia em todo o estado. Por isso, acho importante uma adequação no traçado que contemple os interesses dos produtores e, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ”, explicou o senador, que é especialista da área, trabalhou na construção de várias usinas e já foi ministro de Minas e Energia.

Delcídio ponderou que deve ser feito um novo processo de licenciamento ambiental, caso o traçado da nova linha seja alterado.

“Existem questões que precisam ser equacionadas junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Por isso é preciso envolver também as autoridades estaduais nessa discussão. Com a concordância da ANEEL quanto à alteração do traçado, nosso próximo passo é marcar um encontro com o governador André Puccinelli e o Secretário Carlos Alberto Menezes, para dar seqüência às tratativas e atender o pleito das lideranças de Chapadão e do Bolsão”, informou o senador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)