Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio e Krug pedem deslocamento de linha para não prejudicar produtores

Cadu Bortolot - 05 de março de 2010 - 19:32

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB) apresentaram à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e a dirigentes do Ministério de Minas e Energia um pedido para alterar o traçado da linha de transmissão que está sendo implantada da Usina de Ilha Solteira (SP) a Campo Grande. A nova linha, que já foi licitada pela ANEEL, atravessa regiões altamente produtivas da Região do Bolsão e da divisa com Goiás, aumentando o risco de acidentes e trazendo prejuízos para os produtores.

De acordo com o prefeito, o traçado atual definido pode provocar impactos econômicos negativos nas áreas rurais, comprometendo a produtividade.

“No projeto atual a rede corta áreas de pecuária em Selvíria, Paranaíba e Inocência, que não sofreriam maiores impactos. Mas, por outro lado, ela atravessa lavouras muito produtivas de soja, de milho e de algodão, com riscos de acidentes em cabos, encanamentos agrícolas e com aeronaves que pulverizam a agricultura. Por isso, com o apoio do senador Delcídio, estamos pedindo o deslocamento da linha para um raio aproximado de 10km do local onde está definida a implantação. Além disso, se as linhas ficarem muito próximas da área urbana , no futuro as interligações das PCH’s e das geradoras de energia ligadas às subestações vão gerar um emaranhado de redes, prejudiciais ao desenvolvimento das cidades”, argumentou Krug.

O prefeito e o senador foram recebidos em audiência pelo diretor geral da ANEEL, Nelson Hubner, o secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Josias Matos, o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, o diretor de engenharia da empresa, Valter Cardeal, e o presidente da Enersul, Sidney Simonaggio.

Delcídio solicitou o encontro por considerar as reivindicações do prefeito e do Sindicato Rural de Chapadão do Sul “bastante pertinentes”.

“São áreas nobres, que produzem muitas riquezas e onde são gerados milhares de empregos. A nova linha é fundamental para reforçar o nosso sistema de distribuição e ampliar a oferta de energia em todo o estado. Por isso, acho importante uma adequação no traçado que contemple os interesses dos produtores e, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ”, explicou o senador, que é especialista da área, trabalhou na construção de várias usinas e já foi ministro de Minas e Energia.

Delcídio ponderou que deve ser feito um novo processo de licenciamento ambiental, caso o traçado da nova linha seja alterado.

“Existem questões que precisam ser equacionadas junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Por isso é preciso envolver também as autoridades estaduais nessa discussão. Com a concordância da ANEEL quanto à alteração do traçado, nosso próximo passo é marcar um encontro com o governador André Puccinelli e o Secretário Carlos Alberto Menezes, para dar seqüência às tratativas e atender o pleito das lideranças de Chapadão e do Bolsão”, informou o senador.

SIGA-NOS NO Google News