Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio e Ciro: na pauta, agencia e fronteiras

Sebastião Rubens Gomes - 06 de abril de 2004 - 16:52

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) reuniu-se com o ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, e chegaram a vários pontos em comum para o encaminhamento da Agencia de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Adeco) e de temas relacionados com a faixa de fronteiras.

No caso da Adeco, Ciro Gomes afirmou a Delcídio que a criação da agência já se encontra na Casa Civil, para exame do presidente da República.

Segundo Delcídio Amaral o governo federal está examinando os números do Fundo de Participação Regional com os governadores das regiões Norte e Nordeste. Equacionada a participação dessas regiões, virá a formatação e definições relativas à Agência do Centro-Oeste.

Já com relação à faixa de fronteira, Ciro Gomes elogiou iniciativas de Delcídio, como a realização do seminário sobre a faixa de fronteira, realizado em Dourados, em setembro passado:

“O ministro sugeriu que Mato Grosso do Sul interaja com o Ministério de integração”, afirmou o senador. Delcídio informou ainda que, por determinação do ministro, a interface entre ele e o ministério seja feita diretamente com o Secretário de Programas Regionais, Carlos Gadelha”.

Delcídio Amaral lembrou ainda que o Brasil possuiu uma fronteira terrestre de mais de 15 mil Km e que existem 588 municípios na faixa de fronteira, em 11 estados, com uma população de quase 10 milhões de pessoas.

O ministro solicitou o apoio do senador para a solução de alguns dos graves problemas dessa região, que vão desde a falta de infra-estrutura básica à inexistência de mecanismos que estimulem a implantação de empreendimentos industriais.

Segundo o senador, com o apoio do Ministério da Integração Nacional será possível elaborar-se uma agenda básica que garanta fluxo de recursos nas áreas de infra-estrutura, saneamento, saúde, meio-ambiente, resultando em maior inclusão social das populações da fronteira.

SIGA-NOS NO Google News