Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio diz que votou a favor da cassação de Renan

Aline dos Santos - Campo Grande News - 14 de setembro de 2007 - 10:29

O senador Delcídio do Amaral (PT) afirmou que é seu um dos 35 votos que pediram a cassação do senador Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado. “O voto foi muito claro pela cassação”, declarou em entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM 95. Na última quarta-feira, em uma votação secreta, Renan Calheiros foi absolvido por 40 votos a favor.

Na votação, foram registradas seis abstenções. O senador Aloízio Mercadante (PT) declarou que foi um dos que se absteve sobre a decisão se Renan continuaria o não na presidência. Delcído Amaral negou que os senadores petistas receberam determinação para não votarem. “Essa história que o PT salvou o Renan é conversa fiada. Tentaram botar as abstenções na conta do PT. Não houve reuniões para discutir isso. Todos os partidos votaram divididos”, enfatiza.

Segundo ele, apesar de nunca ter ouvido conversa sobre abstenção no Senado, se aconteceu um plano para salvar Renan, ele foi “urdido da noite [terça-feira] para o dia da votação”. Ontem, em discurso no Senado, Delcídio defendeu o fim das sessões secretas na Casa, além da instituição de votações abertas em caso da apreciação de projetos sobre cassações de senadores e o afastamento de integrantes da Mesa Diretora ou das comissões, ao serem investigados pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Novela - Renan ainda vai responder por processos que envolvem a concessão de benefícios à cervejaria Schincariol junto ao INSS, grilagem de terras com o irmão (o deputado peemedebista Olavo Calheiros), o uso de laranjas para a compra de rádios e de um jornal de Alagoas, e a participação em um esquema de desvio e lavagem de dinheiro em Ministérios chefiados pelo PMDB. Dos senadores sul-mato-grossenses, Marisa Serrano (PSDB), uma das relatoras do processo contra Renan, votou pela cassação. Já Valter Pereira (PMDB) não informou seu voto.

SIGA-NOS NO Google News