Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio diz que reforma é questão de sobrevivência

Graciliano Rocha - Campo Grande News - 12 de março de 2007 - 13:40

O senador Delcídio Amaral (PT) relacionou a melhoria da imagem dos políticos brasileiros a uma ampla reforma que inclua o fim da reeleição, a adoção do voto distrital e a cláusula de barreira. As declarações foram feitas na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira na Assembléia Legislativa.

Segundo o senador, o Congresso Nacional vai aprovar a reforma política ainda este ano por “questão de sobrevivência”, especialmente depois da sucessão de escândalos que envolveram políticos na última legislatura.

Delcídio criticou os resultados da reeleição para cargos executivos, em vigor há 10 anos no Brasil. Segundo ele, a reeleição desqualifica o mandato já que o eleito assume o primeiro mandato já pensando em vencer a eleição para o segundo. O segundo mandato, disse o senador, costuma ser pior do que o primeiro. Para Delcídio, o ideal seria trocar a reeleição por um único mandato de 5 anos.

Os dois outros pontos defendidos pelo petista são a volta da cláusula de barreira, para criar dificuldades às siglas de aluguel, e a adoção do voto distrital, que permite que parlamentares sejam eleitos apenas pela população de uma determinada região.

A audiência pública foi organizada pelo deputado Amarildo Cruz (PT) e teve a participação do deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT), do presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Luiz Antônio Cavassa, do vice-presidente do Tribunal de Justiça, Ildeu de Souza Campos, do sociólogo Paulo Cabral, do presidente da Central Única dos Trabalhadores, Alexandre Costa, da presidente do PMDB Mulher, Carla Stefanini.

SIGA-NOS NO Google News