Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio diz que desfecho em Panambizinho é um exemplo

Maristela Brunetto / Campo Grande News - 27 de novembro de 2004 - 07:20

A solução adotada pelo governo federal de manter os índios em Panambizinho e remoção de colonos para fazenda comprada pela União em Juti foi apontada como exemplar pelo senador Delcídio do Amaral (PT). Ele aposta no modelo para acabar com os conflitos envolvendo indígenas e fazendeiros.
“Panambizinho, sem dúvida alguma, é o primeiro passo de um modelo que vai ser adotado para resolver, com justiça, todos os conflitos envolvendo indígenas no Brasil”, comentou o senador, que é o relator da Comissão Especial de Acompanhamento de Conflitos Indígenas. O ato de entrega das terras foi no início da tarde, com a presença do ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.
O problema em Panambi começou na década de 40, quando o presidente Getúlio Vargas destinou terras devolutas, incluindo indígenas, para colonizar o Centro-Oeste. Naquela área moravam 38 famílias. Em 95, o então ministro da Justiça, Nelson Jobim, reconheceu a terra como indígena.
Hoje, Delcídio aproveitou a conveniência do momento para voltar a defender a reestruturação da Funai, apontando que o órgão que atende os índios deve ter equipe preparada.

SIGA-NOS NO Google News