Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio diz que decisão do TSE fortalece os partidos

17 de outubro de 2007 - 13:26

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse nesta quarta-feira que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de estender a fidelidade partidária aos titulares de cargos majoritários (presidente da República, governadores, senadores e prefeitos) vai fortalecer os partidos.

- O troca-troca partidário, lamentavelmente, era uma prática antiga entre os políticos brasileiros. Ao longo da nossa história a fidelidade foi pouco respeitada porque o que prevalecia eram os interesses individuais, ou os do governo de ocasião. Agora, tudo vai mudar, pois quem sair de uma legenda para entrar em outra perde o mandato. Isso, sem sombra de dúvida de dúvida, fortalece o papel dos partidos – assegurou o senador.
Delcídio considerou acertada a decisão do TSE e lamentou que, mais uma vez, o Congresso tenha ficado para trás, em relação à Reforma Política.

- Foi uma decisão saudável para qualquer democracia, para o País, para os estados e municípios. Acima de tudo, ela acaba com essa conversa de, mudou de governo, o pessoal muda de partido para continuar do governo. E, de novo, a reforma política que nós não tivemos no Congresso o Judiciário está antecipando. Quem perde com isso é o Legislativo, que deixou de fazer a lição de casa - acredita.

O senador ponderou, porém, que a decisão do TSE deixa dúvidas que precisam ser sanadas, o mais rápido possível.
- No caso dos cargos majoritários, um governador que mudou de partido e tem o vice de um partido que não é aquele ao qual ele estava filiado. Se ele perder o mandato, como é que fica a sucessão? Da mesma forma no Senado. O que vai acontecer quando um senador perder o mandato por infidelidade partidária e o suplente dele for de uma agremiação diferente ? Isso tem que ser esclarecido – defende Delcídio.

SIGA-NOS NO Google News