Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcidío convocará lideranças indígenas para audiência

Douglas Torraca - 11 de março de 2005 - 14:58

O senador Delcídio Amaral (PT) quer a presença de líderes índios na próxima audiência pública da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), marcada para a semana que vêm, e que vai tratar sobre a morte de crianças por desnutrição na reserva indígena de Dourados.

Delcídio Amaral apresentou requerimento para que a terceira audiência pública conte com a participação do índio Kadiwéu, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul e membro titular do Conselho Intersetorial de Saúde Indígena, Hilário Silva; do capitão da Aldeia Bororó de Dourados, Luciano Arévalo; do capitão da aldeia Jaguapirú de Dourados, Hélio Nimbú e do coordenador das ações indígenas da Prefeitura Municipal de Dourados, Anastácio Peralta.

Delcídio considera que, dessa maneira, a comissão completa o quadro de depoimentos dos principais atores “dessa tragédia, desse processo que envergonhou a todos nós e que mais do que nunca exige uma estratégia e implementação de soluções definitivas para que esses acontecimentos tristes não se repitam mais.”

Hoje à tarde, o debate contou com a participação de autoridades e lideranças indígenas da região, como o médico e vereador Eduardo Marcondes, e o vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena naquele município, Fernando da Silva Souza.

O presidente da comissão, senador Juvêncio da Fonseca (PDT), disse que as entidades envolvidas com a questão indígena devem ser reestruturadas. “As entidades da questão indígena devem cumprir seu dever com mais objetividade, as suas ações não devem ficar apenas na retórica. O índio é sagrado e temos uma dívida enorme com eles” afirmou Juvêncio.

SIGA-NOS NO Google News