Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/04/2004 16:44

Delcídio consegue a renovação de licença da Urucum

Carlos Bortolotto

O presidente do Ibama, Marcos Luís Barroso Barros, assinou no início da tarde desta segunda-feira a renovação da licença de operação da mina de ferro da Urucum Mineração, em Corumbá, atendendo a um pleito do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e de toda a comunidade corumbaense. Na última terça-feira, Delcídio se reuniu no Palácio do Planalto, com o Ministro-Chefe da Articulação Política do Governo, Aldo Rebelo, para pedir a intervenção da Presidência da República junto ao Ministério do Meio Ambiente, no sentido de solucionar a questão da renovação da licença. Se ela não fosse renovada, 512 trabalhadores poderiam perder o emprego, o que causaria uma crise gravíssima na economia do município.
Cópia do documento foi recebida, em mãos, pelo Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Corumbá, coronel Ângelo Rabelo, que foi a Brasília por sugestão de Delcídio especialmente para tratar do processo junto ao IBAMA. Além de renovar a licença, o instituto concedeu também a autorização de supressão da vegetação no maciço do Urucum, o que vai permitir a ampliação da exploração da mina, como vinha sendo pleiteado pela empresa.A Urucum pertence a Companhia Vale do Rio Doce , uma das maiores mineradoras do mundo, e extrai ferro e manganês em Corumbá desde 1908 .A empresa tinha dado entrada no pedido de renovação de licença de extração há vários meses , mas até agora o pedido não tinha sido atendido. O Ibama condicionava a liberação da licença ao pagamento de uma multa de R$ 4,5 milhões referente à taxa do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) criada em 2000 e que a Vale entende que não deveria pagar. A URUCUM alega que foi criada em 1908 e por isso não se enquadraria no SNUC.
Por causa do impasse a empresa chegou a anunciar férias coletivas de 20 de abril e 19 de maio , para todos os trabalhadores da Urucum, que agora devem ser revertidas.
Delcídio, que na semana passada conversou sobre o assunto também com o presidente da Vale, Roger Agnelli, de quem é amigo pessoal, ficou satisfeito com a decisão do Ibama.
- A direção do instituto demonstrou sensibilidade em relação aos legítimos interesses não só da empresa mas de toda a população de Corumbá que, em hipótese alguma poderia abrir mão dos empregos e da riqueza que a Urucum traz para toda a região. Eu conheço a Vale, sei do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e não tenho a menor dúvida de que ela sempre tomou todos os cuidados para evitar prejuízos ao meio ambiente e vai continuar a fazê-lo. No final de todo esse processo prevaleceu o bom senso e todos saíram ganhando, os trabalhadores, a empresa, a população de Corumbá como um todo e também a natureza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)