Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio articula combate a estiagem

Assessoria - 17 de março de 2005 - 14:14

O líder do PT no Senado, Delcídio Amaral declarou, durante a sessão da Comissão de Agricultura, que está se articulando para obter recursos para o agronegócio de maneira geral, e está cuidando, com especial interesse, dos problemas de cerca de 20 municípios de Mato Grosso do Sul, onde a estiagem prolongada está produzindo prejuízos consideráveis.

Hoje, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, levou o assunto ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci. A seca está castigando principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Dentre as primeiras providências oficiais, os encargos dos financiamentos seriam jogados para a última prestação sem que o produtor seja enquadrado como inadimplente. Haveria ainda a renegociação da dívida junto ao Banco do Brasil.

Existe finalmente a possibilidade de se adquirir novos equipamentos para a produção agrícola com recursos do programa Moderfrota.

Para enfrentar situações de super-oferta mundial, especialmente de grãos, o governo poderia comprar os produtos ou buscar maneiras de armazenar para recolocá-los à venda num período comercial mais adequado, como aconteceu com o arroz há um ano atrás.

Delcídio declarou que facilidades de custeio e investimentos serão adotadas pelo do governo federal tanto para os produtores de Mato Grosso do Sul como dos demais estados brasileiros.
Roberto Rodrigues solicitou o empenho dos integrantes da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária para obterem junto ao Ministério da Fazenda a liberação de mais R$ 1 bilhão para operações de crédito destinados à comercialização da safra agrícola. O ministro informou que, até o momento, R$ 3 bilhões foram autorizados pelo governo.

SIGA-NOS NO Google News