Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio anuncia em Plenário próximas atividades da CPI

Agência Senado - 04 de setembro de 2005 - 07:30

Presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou nesta sexta-feira (2), em Plenário, que a comissão irá concentrar-se, ao longo da próxima semana, na análise de todos os dados recebidos até o presente momento, a exemplo dos contratos de prestação de serviços que deram origem às denúncias de irregularidades na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Delcídio anunciou ainda a criação de uma sub-relatoria específica para os fundos de pensão e adiantou que será definida a contratação de empresa de consultoria que irá auxiliar os parlamentares no trabalho de investigação das denúncias. A partir de agora, segundo ele, a CPI dos Correios entrará em uma "fase fundamental" e a análise das informações servirá para a comissão deliberar sobre aquelas pessoas que ainda serão chamadas a depor.

- As oitivas ficarão momentaneamente suspensas para que os parlamentares possam se dedicar à organização das informações e à apuração dos fatos com profundidade - explicou Delcídio, ao confirmar que o empresário Daniel Dantas, do grupo Opportunity, e o ex-ministro de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, deverão prestar depoimento nos próximos dias.

Delcídio também saudou a conclusão do primeiro relatório parcial conjunto elaborado pelo relator da CPI dos Correios, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e pelo relator da CPI do Mensalão, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG). O documento, apresentado pelos parlamentares na última quinta-feira (1), será enviado ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, e sugere a perda de mandato de 18 deputados envolvidos nas denúncias de corrupção.

- Nós colocamos em sintonia o trabalho das duas comissões. O documento foi um fruto importante, resultado de um trabalho conjunto feito com humildade, determinação, paciência e maturidade, a despeito das dificuldades que temos enfrentado. O relatório parcial era aquilo que a opinião pública esperava de nós, no resgate de nossa imagem, em um momento em que o Congresso sofre tanto em função das vicissitudes detectadas no dia-a-dia - explicou Delcídio.

O senador disse ainda acreditar que a melhor contribuição da CPI dos Correios ao país será o aperfeiçoamento da legislação atual, como a reforma eleitoral, e a elaboração de sugestões para o aprimoramento das questões políticas.

SIGA-NOS NO Google News