Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dekasseguis vão ter mais apoio para investir em MS

Contexto Assessoria - 22 de março de 2005 - 08:07

Sebrae/MS e mais 46 entidades vão implantar a partir de hoje e até 2007 ações que visem facilitar a vida dos dekasseguis que voltam do Japão com o objetivo de investir em Mato Grosso do Sul. O projeto que vai implantar essas ações foi assinado hoje, dia 21 de março, na sede da entidade em Campo Grande. O superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelinkar, representantes de bancos, universidades, associações, prefeituras e dekasseguis estiveram presentes para assinar o documento que estipula prazos e diretrizes para cada atividade.



O superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelinkar, salientou a importância que a comunidade dekassegui tem para a economia do Estado e do País e por isso a necessidade de apresentar propostas e acompanhamento a seus empreendimentos. “O projeto está formato com diretrizes que não permitem que as propostas se percam pelo caminho”, disse.



Mato Grosso do Sul possui cerca de 65 mil descendentes de japoneses e cerca de 12 mil vivem atualmente no Japão e remetem recursos mensalmente ao Estado, são quase U$ 200 mil por ano. Com o projeto, que também vai ser assinado entre Sebrae Nacional, Sebrae/MS, Sebrae/Pará, Sebrae/Paraná, Sebrae/SP e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no dia 4 de abril em Okinawa (Japão), os brasileiros que voltarem do Japão terão mais informação e capacitação nesses quatro estados para desenvolver seus empreendimentos.



Ainda no Japão eles poderão conhecer as oportunidades oferecidas em cada estado através da internet. Pesquisa, realizada Associação Brasileira de Dekasseguis e Sebrae Nacional este ano, mostrou que 70% dos brasileiros que trabalham no Japão não pensou como vai investir o dinheiro quando voltar e que 48% tem interesse em abrir seu próprio negócio.



Com o Projeto Dekassegui eles vão receber orientação adequada antes e depois da viagem ao Japão. Atualmente o Sebrae/MS, possui registro de 150 dekasseguis que estão estudando futuros projetos de investimento sendo que pelo menos 10% já conseguiu concretizar o sonho de se tornar empresário.



Com orientação adequada, assegura o coordenador do projeto no Sebrae/MS, Maki Lanzarini, a expectativa é aumentar em 20% o número de empreendimentos por ano criados por dekasseguis em Mato Grosso do Sul até 2007. “O Sebrae/MS e os parceiros vão trabalhar também para elevar em 10% a taxa de sucesso desses empreendimentos. Com empresas bem estruturadas, há geração de renda, mais emprego e o Estado cresce”, revela.





Mais informações para a imprensa pelos telefones (67) 325-4113 ou (67) 325-4119

SIGA-NOS NO Google News