Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Definidos cursos que participarão do Enade 2005

Inep - 14 de dezembro de 2004 - 14:03

O Ministério da Educação divulgou ontem, 13, a relação dos cursos que participarão da segunda edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2005). A prova será aplicada no dia 19 de junho de 2005 para os alunos do primeiro e último ano das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Veja os cursos detalhados no anexo I da portaria nº 4.049, de 9 de dezembro de 2004.

Serão considerados estudantes de final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 21 de fevereiro de 2005, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior. Para o último ano estão habilitados a fazer o Exame aqueles que, até o dia 21 de fevereiro de 2005, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior ou aqueles que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso de graduação durante o ano letivo de 2005. Os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2005, em instituição conveniada com a instituição de educação superior de origem, ficarão dispensados do Exame.

Até o dia 21 de fevereiro de 2005, o Inep enviará para as Instituições de Educação Superior as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2005. Essas instituições, que são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade, deverão devolver ao Inep a relação dos estudantes, até o dia 3 de abril. O Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados pelos procedimentos amostrais para participação no Exame até o dia 23 de maio de 2005 e os respectivos locais onde serão aplicadas as provas até o dia 10 de junho de 2005.

O objetivo do Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos e suas habilidades e competências. Além da prova, será aplicado um questionário-pesquisa para levantar o perfil e a opinião dos estudantes. O Enade será realizado por amostragem sempre que possível e constará no histórico escolar do estudante a sua participação ou, quando for o caso, a dispensa pelo MEC.

SIGA-NOS NO Google News