Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/06/2006 15:36

Definido o novo ministro da Agricultura

O ministro da Coordenação Política, Tarso Genro, confirmou nesta sexta-feira o nome do agrônomo Luis Carlos Guedes Pinto como novo ministro da Agricultura. Ele ocupa atualmente o cargo de secretário-executivo do Ministério da Agricultura e substituirá o ex-ministro Roberto Rodrigues, que pediu demissão na terça-feira. "Não haverá ruptura nos trabalhos do ministério", garantiu Genro. Segundo ele, Guedes Pinto está integrado à equipe do governo e é homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse será na próxima segunda-feira às 15 horas.

Histórico

Guedes Pinto é um técnico ligado ao PT que, na avaliação do Planalto, tem competência e não causa problemas. Em todas as trocas de ministros que no fim de março saíram para disputar as eleições, Lula preferiu preencher as vagas com os secretários-executivos. Motivo: não quis abrir negociações e estimular a guerra entre os partidos de sua base de sustentação no Congresso no fim do mandato.

Além do próprio Roberto Rodrigues, tem como padrinho o ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano. Em 2003, o atual secretário-executivo da Agricultura ocupou a presidência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Defende a reforma agrária, mantém bom relacionamento com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e com os ministros da área social, mas também tem ótimo trânsito com os titulares da equipe econômica.

Atuação de Rodrigues

Na sua passagem pelo ministério da Agricultura, a grande briga de Roberto Rodrigues foi por recursos, seja para custear as atividades da pasta ou para financiar os produtores. Uma das principais dificuldades enfrentadas diz respeito à Defesa Sanitária, pois os cortes feitos pelo Ministério da Fazenda no orçamento reduziram os recursos disponíveis para a atividade.

O sinal mais claro de que faltava dinheiro para a Defesa foi a descoberta de 41 focos de febre aftosa no rebanho bovino do Mato Grosso do Sul e no Paraná no ano passado. Antes disso, já no seu primeiro ano a frente do Ministério, Rodrigues teve que conviver com um foco da doença no Pará, que não é uma região tradicional de pecuária. Por isso, os focos do ano passado foram um duro golpe para o Ministro.


Agestado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)