Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/02/2007 13:05

Definidas novas regras para o transporte de madeira

A Deliberação 56, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva, e publicada na última quarta-feira, altera a Resolução 196/06 que fixa os requisitos de segurança para o transporte de toras e de madeira bruta por veículo rodoviário de carga. A deliberação regulamenta o transporte de toras nativas dispostas de forma piramidal (triangular). Essa medida visa atender a realidade do transporte em algumas regiões brasileiras, em especial a região Norte, pois devido ao tipo de madeira existiam dificuldades em atender as especificações anteriores. "O transporte torna-se mais fácil sem perder a segurança", afirma Alfredo Peres da Silva.



Para o transporte de toras em disposição piramidal, será necessário que o painel tenha largura igual à da carroçaria do veículo, sendo necessárias escoras laterais reforçadas por salva-vidas. De acordo com a deliberação, passa a ser permitido também o transporte de toras dispostas verticalmente, que deverão ser transportadas em painéis dianteiro e traseiro da carroçaria do veículo. No entanto, os veículos extensíveis, com toras acima de oito metros de comprimento, não precisarão utilizar os painéis traseiros. Para segurança do transporte, devem ser utilizadas escoras laterais e cabos de aço ou cinta de poliéster.



Com a publicação da deliberação, fica garantida a circulação dos veículos que foram fabricados e licenciados para o transporte de madeira até 2 de agosto de 2006, data de publicação da Resolução 196. As novas normas entraram em vigor em 15 de fevereiro de 2007, data de publicação da Deliberação 56. Quem descumprir as normas estará cometendo infração grave, sujeito às penalidades previstas nos incisos IX e X do artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.



Detran-MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)