Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Definidas normas para licenciamento das carvoarias de MS

Aline Rocha / Campo Grande News - 05 de julho de 2005 - 12:46

As carvoarias de Mato Grosso do Sul deverão requerer no prazo de 90 dias o licenciamento ambiental junto ao Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal) para continuarem em atividade. A autorização será concedida aos estabelecimentos que se adequarem às normas ambientais.
O objetivo é minimizar os impactos negativos ao meio ambiente causados pela produção, armazenamento e transporte de carvão. A Resolução disciplinando a atividade carvoeira será publicada esta semana no Diário Oficial do Estado.
As carvoarias que não se adequarem às normas correm o risco de serem multadas e podem ter o estabelecimento fechado. A assessora jurídica da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Márcia Corrêa, explica que a normatização é uma exigência do governo federal e estava prevista no decreto estadual de número 11.204, de 2003.
Conforme informações da assessoria de imprensa da Sema, calcula-se que existam cerca de cinco mil carvoarias, entre estabelecimentos e unidades de produção em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a única exigência para abrir uma carvoaria é obter um registro no Ibama (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
Nos próximos dias o Imap vai desencadear uma campanha para notificar as carvoarias das novas normas, dando prazo para regularização. Com informações da Agência Popular.

SIGA-NOS NO Google News