Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Definida cota menor para pescas amadora e profissional

Aline dos Santos / Campo Grande News - 31 de maio de 2005 - 15:02

Em reunião do Conpesca (Conselho Estadual da Pesca), realizada hoje, foi definida a redução da cota para a pesca amadora e estabelecida um limite para a pesca profissional.
Conforme o superintendente de Pesca do Estado, Thomaz Lipparelli, o pescador amador terá direito a apenas um exemplar, e não mais 10 kg e um exemplar.
“Desde 1999 foi acertado que em 2006 a pesca amadora ficaria restrita a um exemplar. Já a pesca profissional vai seguir a mesma cota do Estado de Mato Grosso, que estabelece 100kg de pescado, por semana, para cada pescador”, explica.
Segundo o superintendente de pesca, também foi definido o período de defeso, que deve se estender de 3 de novembro a 29 de fevereiro de 2006.
Conforme Lippareli, o tamanho mínimo para pesca do Dourado aumentou de 60cm para 65cm, e do Pintado, de 80 cm para 85cm.
Proibida pesca no rio Nioaque - A pesca predatória vai ser proibida em toda a extensão do rio Nioaque. Segundo Thomaz Lipparelli, só será permitida a pesca para a subsistência dos ribeirinhos. “O rio possui condições ambientais muito frágeis e é importante para a reprodução de muitas espécies”, explica.
Ele informa que no máximo em uma semana o governador deve assinar o decreto que proíbe a pesca.

SIGA-NOS NO Google News