Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/11/2004 15:36

Deficientes : Universidades garantirão acesso à portador

ACS - MEC

A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) instituiu, no último dia 22, uma comissão especial para garantir o acesso e a permanência de pessoas portadoras de deficiência no ensino superior. A comissão será presidida pelo diretor do Departamento de Política da Educação Superior (Depes), Godofredo de Oliveira Neto, e coordenada por Fabiana Gorenstein. A primeira reunião está marcada para o dia 10 de dezembro.

O grupo de trabalho pretende levantar dados sobre a presença de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior, identificar as áreas problemáticas e os limites e desafios do setor. O objetivo é fornecer subsídios para a elaboração de propostas de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos portadores de deficiência no ensino superior.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial têm algum tipo de deficiência. No Brasil, esse percentual sobe para 14%. “Nosso país tem a quinta melhor legislação do mundo para pessoas com deficiência. No entanto, pouca coisa é oferecida. Queremos garantir oportunidades a essas pessoas que têm tanta capacidade quanto as não portadoras de deficiência”, esclarece Fabiana Gorenstein.

A comissão é formada por um representante de cada um dos departamentos da SESu e por professores das universidades federais da Paraíba, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Proposta – Além dos integrantes, a comissão manterá interlocução com técnicos da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), além de representantes da Universidade Estadual de Campinas e consultores de direitos humanos.

A comissão terá um prazo de 90 dias para finalizar os trabalhos e apresentar a proposta, que deverá orientar as atividades da SESu.

Assessoria de Imprensa – SESu

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)