Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deficientes: Ônibus interestaduais podem ser adaptados

Agência Câmara - 05 de agosto de 2005 - 10:52

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5633/05, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que obriga as empresas de transporte de passageiros que operam linhas interestaduais a instalarem em seus ônibus elevadores hidráulicos e equipamentos de segurança necessários à acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência.
"É dever do Estado criar mecanismos para dotar o transporte publico de condições que garantam o acesso e a segurança das pessoas portadoras de deficiência", afirma o deputado, que considera inaceitável a inexistência de mecanismos adaptados em ônibus interestaduais.

Cronograma de implantação
Pelo cronograma estabelecido no projeto, 10% da frota de ônibus deverá estar adaptada até seis meses após a publicação da lei. Nos seis meses subseqüentes, esse índice deve alcançar 25%. Após 18 meses de vigência da lei, metade dos ônibus deverão estar adaptados. E, depois de dois anos, as empresas deverão operar com 70% da frota adaptada.
O projeto também prevê que, após a publicação da lei, só sejam concedidas concessões para exploração de linhas interestaduais às empresas licitantes que tenham metade de sua frota adaptada já na fase da habilitação na concorrência.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 1732/03, do deputado Coronel Alves (PL-AP), que prevê reserva de assentos em ônibus interestaduais e internacionais para portadores de deficiência. Esse último projeto foi rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes e recebeu parecer contrário do deputado Francisco Gonçalves (PTB-MG) na Comissão de Seguridade Social e Família. Se o parecer for rejeitado, os projetos seguem sua tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois no Plenário.


Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rejane Oliveira

SIGA-NOS NO Google News