Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2009 08:12

Deficiente visual corre ultramaratona no Pantanal

Amanda Carvalho

Adauto Belli (38), brasiliense, é adestrador de cães e tem uma doença degenerativa chamada Retinose Pigmentar, que leva à cegueira. Mesmo com a visão extremamente comprometida, cultiva um sonho: correr longa distância em um local inóspito. Pode ser um deserto, uma cordilheira, ou qualquer outro local onde perseverança e determinação façam a diferença. Durante o dia, e à noite. Sob o luar, sob sol ou chuva. Um teste para corpo e mente. Ininterrupto.



Weimar Pettengill (38), sul-mato-grossense radicado em Brasília, empresário, topou o desafio. Vai apresentar o Pantanal do Mato Grosso do Sul ao amigo. Será seus olhos. Seu guia na Estrada Parque Pantanal Sul, no trecho de 120 km que separa Corumbá de um dos maiores refúgios da vida silvestre no mundo: o Pantanal da Nhecolândia, no Passo do Lontra – às margens do rio Miranda.



Além do desgaste de correr tamanha distância em menos de 24 horas, a dupla espera por oscilações bruscas de temperatura, chuva, jacarés, sucuris e outros tantos obstáculos, entre eles, os buracos comuns em estrada de terra: o maior temor de Adauto, pois podem ser fatais para o ambicioso sonho de ser o primeiro deficiente visual a correr uma ultramaratona.



Esta é a segunda grande façanha da dupla. Em janeiro de 2009, em uma bicicleta dupla, saíram de Brasília rumo ao Rio de Janeiro, percorrendo 1800 km em estradas de terra, cortando o país, desbravando recantos e conhecendo toda a Estrada Real – o Caminho do Diamante e o Caminho do Ouro. A viagem transformou-se no livro Brasília – Paraty, Somando pernas para dividir impressões. Um relato intrigante de como utilizar o Turismo de Aventura para falar de superação, conquistas e inclusão social.



A odisseia agora será registrada pela produtora Cinevideo, e sob a ótica do diretor Caetano Curi – que acaba de gravar uma série para o Discovery Channel, em breve será lançado o documentário Pantanal 120k – Ultramaratona.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)