Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa prepara estudo sobre salário de militares

Keite Camacho/ABr - 05 de abril de 2004 - 14:20

O ministro da Defesa, José Viegas, espera a conclusão de estudos sobre a situação salarial dos militares brasileiros. De acordo com a assessoria do ministro, a pesquisa vem sendo realizada desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irá ser balizda a partir do “contexto da economia nacional”. Ontem, durante a troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, cerca de 700 mulheres de militares das forças armadas ocuparam uma das arquibancadas destinadas à solenidade. Fizeram um "panelaço". Foram reivindicar aumento de salário para os maridos. “Para nós, está difícil sobreviver com este salário. A gente não quer briga, só justiça com o salário deles”, diz Claudenice Araújo, uma das manifestantes. Elas reclamam da disparidade salarial entre as diversas classes militares do país. Um cabo do Exército, por exemplo, recebe R$ 818. Na Polícia Militar do Distrito Federal, a mesma patente recebe R$ 2,1 mil.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PTB-RJ), da comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, coordena o movimento das mulheres dos militares. Ontem, participou da manifestação em Brasília. De acordo com Bolsonaro, dois assessores do ministro Viegas estiveram no seu gabinete há uma semana. “Eles disseram que o ministro me receberia, juntamente com a comitiva de mulheres, no início de abril. Não poderia ser naquela semana porque o ministro da defesa seguiria em viagem para o Peru e o Chile”, explica Bolsonaro. A assessoria do Ministério da Defesa informa não existir nenhum encontro agendado ainda.

Capitão do exército na reseva, Bolsonaro diz representar a causa das mulheres. Promete apresentar uma pauta de sugestões a Viegas. Entre elas, o reajuste de 30% do salário, além de votação da Lei de Remuneração dos Militares, que trata da proporcionalidade dos proventos do grau hierárquico superior por ocasião da inativação dos militares e retorno do auxílio moradia.

SIGA-NOS NO Google News