Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta sobre possibilidade de temporais

Agência Brasil - 08 de janeiro de 2005 - 08:03

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou hoje alerta ao Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo sobre a possiblidade, até amanhã(9), de chuvas fortes, raios e rajadas de vento com até 60 quilômetros por hora (km/h). Uma frente fria, que está sobre o Sudeste, causa a instabilidade do tempo.

Os temporais poderão ocorrer em áreas isoladas e ser de curta duração. As pessoas que vivem em regiões de risco podem enfrentar, no período, alagamentos, deslizamentos de terra e de pedras. A Sedec pede que a população evite a permanência em baixadas, encostas e morros. É recomendável também que o cidadão busque proteção em construções sólidas contra raios e ventos. Segundo a Defesa Civil, rajadas com 60 km/h agitam árvores e causam resistência a pedestres.

A previsão de temporais localizados e de curta duração vale, especificamente, para o centro-sul de Minas Gerais; a região metropolitana do Rio de Janeiro, o centro e o sul fluminenses; a Grande São Paulo, o centro, o norte e o leste paulistas. A meteorologia indica, para as outras regiões desses estados, a ocorrência de pancadas de chuvas com trovoadas. No Centro-oeste, é possível ocorrer chuva intensa, até domingo, isoladamente e em períodos, com raios e ventos de até 50 km/h.

Os órgãos de Defesa Civil dos estados e do Distrito Federal dispõem de pessoal técnico capaz de orientar a população sobre a adoção de medidas de proteção contra eventuais desastres. Com a divulgação de alertas meteorológicos, a Sedec pretende incentivar o cidadão e os governos municipais e estaduais a desenvolver ações de prevenção. O objetivo é reduzir as conseqüências de catástrofes, evitar a perda de vidas e danos ao patrimônio.

As informações são do Ministério da Integração Nacional.

SIGA-NOS NO Google News