Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta sobre frio em 7 estados

ABr - 05 de julho de 2005 - 07:19

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alertas para a Defesa Civil de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas e Rondônia para prevenir sobre a queda de temperatura até a próxima quinta-feira (7). A Sedec recomenda que, nesse período, os moradores de rua recebam abrigo do frio.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 9 graus Celsius (°C) e 11ºC no sul, no centro e no leste de Goiás e no Distrito Federal; entre 13ºC e 15°C no sul, no oeste e no centro de Mato Grosso e no Acre; entre 14ºC e 16ºC em Rondônia; e entre 15ºC e 17°C no sul do Amazonas. As baixas temperaturas, associadas aos ventos previstos para esses estados, poderão aumentar a sensação de frio.

Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas deverão variar entre 3ºC e 7ºC, nas regiões mais altas, e entre 6°C a 10°C, nas áreas mais baixas. No sul do estado, o frio também deverá favorecer a formação de geada. Essa previsão faz com que a Sedec aconselhe os agricultores a proteger suas lavouras.

Em São Paulo, as temperaturas mínimas poderão variar entre 3°C e 7°C nas áreas mais altas e entre 10°C e 14°C nas outras regiões. A Sedec também alertou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado sobre a previsão de mar agitado no litoral paulista, entre amanhã e quinta-feira, com ondas de até três metros em alto-mar. Por isso, a Sedec desaconselha a navegação de pequenas e médias embarcações.

Os órgãos estaduais de defesa civil podem orientar a população sobre como se proteger contra eventos meteorológicos extremos. O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais.

Informações meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Meteorologia orientaram os avisos da Secretaria Nacional de Defesa Civil sobre a previsão de frio intenso nos sete estados e no Distrito Federal; de geada em Mato Grosso do Sul e de mar agitado em São Paulo.

As informações são do Ministério da Integração Nacional.

SIGA-NOS NO Google News