Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta sobre chuva forte e ventos

10 de agosto de 2005 - 16:49

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alertas à Defesa Civil de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a fim de prevenir sobre a possível ocorrência, hoje (10) e amanhã (11), de chuva forte, ventos e mar agitado nos quatro estados.

No litoral norte do Rio Grande do Sul, é possível a ocorrência, hoje, de precipitação pluvial intensa, com ventos de até 100 quilômetros horários. A mesma previsão vale para hoje e amanhã na região que vai do litoral ao Planalto Catarinense, especialmente no Planalto Sul e no litoral sul do estado. Nos dois dias, no litoral sul de São Paulo, na costa e no leste do Paraná, poderá chover forte, com ventos de até 70 quilômetros por hora.

A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. De acordo com a Sedec, é conveniente que o cidadão busque abrigo dos ventos fortes.

Os ventos e as chuvas são conseqüências de um ciclone extratropical que está sob o oceano na altura dos estados da Região Sul. O fenômeno, típico dessa parte do país, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores de primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Sedec alerta também sobre a previsão de mar agitado, hoje e amanhã, na costa da região Sul e de São Paulo, e sobre o risco de ressaca nos litorais catarinense e norte gaúcho. Em alto-mar, as ondas poderão atingir até sete metros nas costas catarinense e gaúcha, até quatro no litoral sul de São Paulo e até cinco, no Paraná. Essas condições de navegação fazem a Sedec desaconselhar o tráfego de pequenas e médias embarcações no litoral desses estados.

O objetivo da divulgação de alertas pela Sedec é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alertas sobre chuva forte, ventos e mar agitado para os estados da eegião Sul e em São Paulo.


SIGA-NOS NO Google News