Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta para temporais em Mato Grosso do Sul

Defesa Civil - 16 de novembro de 2005 - 15:29

Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta quarta-feira (16/11) para as defesas civis de Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo a fim de prevenir sobre a ocorrência, entre hoje e a sexta-feira (18/11), de chuvas fortes, raios e ventos de até 70 quilômetros por hora (Km/h). É possível também a queda de granizo em áreas isoladas dos cinco Estados.

A previsão meteorológica indica que os temporais com ventos de até 60 km/h poderão ocorrer, hoje, no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Amanhã e na sexta-feira, pancadas de chuva, raios e ventos com até 70 km/h deverão ocorrer no oeste, no centro e no norte gaúchos e em todas as regiões paranaenses.

Também amanhã e na sexta-feira (18/11), os moradores do sul, do centro e do leste do Mato Grosso do Sul, do oeste, do centro e do sul de São Paulo e de todas as regiões de Santa Catarina poderão conviver com temporais isolados. Nesses dois dias, a velocidade dos ventos poderá atingir até 60 km/h no Mato Grosso do Sul e até 70 km/h em São Paulo e em Santa Catarina.

A precipitação pluvial prevista aumenta o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e faz a Sedec recomendar que a população evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão busque abrigo em locais protegidos de raios e de ventos fortes. As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

A Sedec divulga alertas a fim de evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Informações meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alerta sobre temporais e granizo para os cinco Estados.

SIGA-NOS NO Google News