Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta para chuva forte em sete estados

Agência Brasil - 10 de janeiro de 2008 - 18:46

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, há pouco, alertas de chuva forte para hoje e amanhã (10 e 11) em sete estados e no Distrito Federal.

Segundo a secretaria, o forte aquecimento diurno, hoje, e a aproximação de uma nova frente fria formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no oeste e sul gaúchos. Amanhã (11), a frente fria desloca-se pelo Rio Grande do Sul, mantendo o risco de temporais isolados com queda de granizo em todas as regiões do estado.

Hoje, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul organizou áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no centro-sul de Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a Sedec, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 70 quilômetros por hora, particularmente no centro-norte de Mato Grosso; Zona da Mata, leste, centro e oeste de Minas Gerais; norte e região serrana do Rio de Janeiro e centro-norte de Goiás.

Os alertas preventivos emitidos para os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas tiveram como base informações do Cptec.



SIGA-NOS NO Google News