Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Defesa Civil alerta para chuva forte em 11 estados

Agência Brasil - 06 de dezembro de 2008 - 07:49

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou ontem (5) que pode chover forte neste fim de semana em 11 estados e no Distrito Federal.

Segundo a Sedec, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável, com pancadas de chuva no leste, nordeste, norte e noroeste de Minas Gerais, boa parte da Bahia, boa parte de Mato Grosso, em grande parte de Goiás, no Tocantins, no norte do Espírito Santo e no Distrito Federal. A chuva poderá ser, por vezes, de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricasna Bahia, em Mato Grosso e em Goiás.

Para amanhã, a previsão é de pancadas de chuva no centro-sul do Piauí, no Amazonas e em Roraima, onde poderão ocorrer também particularmente no centro-norte do Amazonas. No Pará, de amanhã até domingo (7), a previsão é de pancadas de chuva, em alguns momentos, de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. No Maranhão, também poderão ocorrer fortes chuvas no fim de semana.

A Sedec recomenda tenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois, devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, pede que a população evite áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Os alertas preventivos emitidos pela Sedec são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


SIGA-NOS NO Google News