Cassilândia, Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

Últimas Notícias

18/11/2018 09:00

Dedicação das Basílicas de São Pedro e Paulo

Redação

Hoje celebramos a festa da dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo, ambas em Roma e cujas festas datam do século IV. São Paulo, segundo os historiadores e estudiosos, foi decapitado fora dos muros da cidade de Roma, perto do local chamado Três Fontes e foi enterrado na propriedade de uma piedosa senhora de nome Lucina. São Pedro foi enterrado na colina do Vaticano, junto ao lugar onde foi crucificado e, sobre seu túmulo, o Papa Anacleto erigiu um pequeno oratório. Quando a perseguição aos cristãos terminou, e a paz foi restabelecida, o Papa São Silvestre propôs ao imperador Constantino a construção de dois santuários, sobre os túmulos de Pedro e de Paulo. A sugestão foi prontamente aceita e a primeira providência a ser tomada foi proteger os dois túmulos, para preservá-los de possíveis estragos. Depois, sobre os túmulos foram levantadas duas magníficas basílicas, ambas dotadas de inigualável beleza arquitetônica e artística. A Basílica de São Pedro está situada na Via Cornélia e a de São Paulo na Via Óstia. Aquela, presença obrigatória em todos os cartões postais de Roma, foi consagrada no dia 18 de novembro de 1826, pelo Papa Urbano VIII. A de São Paulo, por força do lugar onde estava situada, ficou menor que a de São Pedro, mas em virtude da grande afluência de peregrinos teve de ser ampliada, o que aconteceu no século IV. Séculos depois, no ano 1823, ela foi destruída por um incêndio, e posteriormente reconstruída e consagrada por Pio IX no dia dez de dezembro de 1854, por ocasião da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Embora situadas geograficamente em Roma, porém em lugares diferentes e distantes, os dois maiores santuários da fé católica se conservam unidos no mesmo espírito e na mesma fé, e ambos falam do mesmo Cristo e Senhor.

A festa de hoje nos leva a Roma, às Basílicas de Pedro e de Paulo, os dois apóstolos que conseguiram mais vitórias para o Reino de Deus do que os milhares de soldados e legionários romanos conseguiram para o Império Romano. Pedro e Paulo continuam vivos entre nós. Pedro na pessoa dos Papas que vão se sucedendo na história, e Paulo, o missionário ardoroso e incansável, em todos os missionários comprometidos com o anúncio do Evangelho. As Basílicas de São Pedro e de São Paulo nos lembram que, assim como um dia a fé cristã brilhou nos céus da Roma pagã, assim também nesse mundo atual, mergulhado nas trevas do paganismo e da idolatria, brilhará um dia a luz do Reino de Deus pelo qual Pedro e Paulo deram suas vidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
06:30
Loterias
06:20
Loterias
Sexta, 15 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)