Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/09/2009 13:07

Decreto sobre zoneamento da cana-de-açúcar está do DO

Christina Machado, Campo Grande News

Brasília - O governo aprovou a proposta de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar no Brasil, a partir da safra 2009/2010, e determinou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a definição de normas para as operações de financiamento do setor sucroalcooleiro. O decreto está no Diário Oficial da União de hoje (18).

O CMN estabelecerá as condições, os critérios e as vedações para a concessão de crédito rural e agroindustrial à produção de cana, açúcar e biocombustíveis.

O objetivo do zoneamento agroecológico é fornecer subsídios técnicos à formulação de políticas públicas visando à expansão e produção sustentável de cana no território brasileiro.

O potencial das terras para a cultura em regime de sequeiro (sem irrigação plena) foi avaliado por meio de técnicas de processamento digital, com base nas características físicas, químicas e minerais dos solos. Os principais indicadores considerados na elaboração do zoneamento agroecológico foram a vulnerabilidade das terras, o risco climático, o potencial de produção agrícola sustentável e a legislação ambiental vigente.

Os resultados demonstram que o país dispõe de 63,48 milhões de hectares de áreas aptas à expansão do cultivo de cana-de-açúcar. Desses, 18,03 milhões são considerados de alto potencial produtivo, 41,17 milhões, de médio, e 4,28 milhões, de baixo potencial para o cultivo.

As áreas aptas à expansão que eram cultivadas com pastagens, em 2002, representam hoje 36,13 milhões de hectares que serão aproveitados no zoneamento. De acordo com o decreto, essas estimativas demonstram que o país não necessita incorporar áreas novas com cobertura nativa ao processo produtivo, podendo expandir as terras de cultivo com cana-de-açúcar sem afetar diretamente aquelas usadas para a produção.

Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)