Cassilândia, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

20/08/2018 15:30

Decreto para combater nepotismo entre servidores é publicado no Diário Oficial

Os servidores contratados pela Prefeitura de Campo Grande terão que preencher formulário de transparência

Correio do Estado

O decreto assinado pelo prefeito Marcos Trad (PSD) que pretende combater nepotismo entre os servidores comissionados da Prefeitura de Campo Grande, assinado na última sexta-feira (17), foi publicado na edição desta segunda-feira (20), do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). A partir de janeiro do ano que vem, quem for servidor e tiver algum parente em linha reta ou colateral de até 3º grau, que também trabalhe em órgão público municipal, será demitido.

A medida é decorrente de recomendação do Ministério Público Estadual (MP/MS), de março deste ano, e pretende evitar crimes. “Um decreto que preveja medidas preventivas é justamente para evitar que venha acontecer. Quando fizemos essa recomendação, no ano passado, um dos fundamentos que colocamos lá, eram os casos recorrentes que chegavam ao MPE de nepotismo”, explicou o promotor de Justiça Adriano Lobo, da 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

Conforme o decreto, já na próxima semana, todos os servidores contratados pela prefeitura da Capital terão que preencher um formulário, declarando se têm ou não algum parente que também é funcionário da administração municipal. Se tiver, um dos dois será exonerado a partir de janeiro ano que vem, independentemente se os dois trabalharem em secretarias ou setores diferentes. A declaração que deverá ser apresentada pelo servidor estará disponível no portal através do site da Prefeitura no ícone da Secretaria Municipal de Gestão.

Ainda conforme decreto, o agente público que se recusar a apresentar a declaração exigida ou fazê-la de forma falsificada será punido através de medida disciplinar.

PARENTESCO

Parentes em linha reta são consanguíneos, quando há vínculos entre os descendentes e ascendentes de um progenitor comum, como, por exemplo, bisavós, avós, pais, filhos, netos e bisnetos. O grau se conta a cada geração. O filho é 1º grau; neto, 2º grau; e bisneto, 3º grau. Já parentes colaterais são os irmãos, primos, tios, sobrinhos.

Na linha colateral, embora não descendendo um do outro, são descendentes de um tronco ancestral comum. O parentesco começa no 2º grau, por exemplo, irmão é parente de 2º grau, tios e sobrinhos de 3º grau. Primos são parentes de 4º grau, ou seja, não entram no decreto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 23 de Setembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 22 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 21 de Setembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)