Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Decreto determina fechamento de serviços não-essenciais nos fins de semana

Fonte: Prefeitura de Coxim

Redação - 10 de julho de 2020 - 16:40

Decreto determina fechamento de serviços não-essenciais nos fins de semana

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, determinou, por meio do Decreto nº 324, o fechamento das atividades comerciais no Município de Coxim, no período das 22 horas de sexta-feira às 5 horas da segunda-feira seguinte.

A determinação envolve templos e igrejas. Devem permanecer funcionando apenas farmácias; mercados e supermercados; atividades exclusivas de açougue, peixarias e sacolões; clínicas veterinárias em regime de urgência e emergência; distribuidoras de gás; padarias; postos de combustíveis, devendo permanecerem fechados os serviços de lanchonete e restaurante; e serviços funerários.

Estas atividades essenciais deverão permanecer abertas até às 22 horas, salvo se em regime de plantão, reconhecido por lei.

Música ao vivo e som mecânico em estabelecimentos

Fica mantida também a proibida a utilização - para quaisquer fins - de praças, praças esportivas e o canteiro central da Avenida Virgínia Ferreira durante o período descrito no artigo antecedente, bem como fica proibida a utilização de som ao vivo ou mecânico nas atividades comerciais em geral, especialmente, restaurantes, lanchonetes e afins, mesmo fora do período de lockdown.

Barreiras sanitárias

No período (22h de sextas-feiras às 5h de segundas-feiras) fica proibida a entrada em Coxim de pessoas ou grupos de pessoas oriundos de outros Municípios, de qualquer Estado da Federação, com finalidade turística ou não, e ainda que possuam grau de parentesco local, ressalvadas situações de urgência ou emergência, devendo as equipes de barreiras envidar todos os esforços para cumprir este dispositivo.

Lockdown

O Lockdown é um termo da língua inglesa que em tradução livre significa bloqueio total; confinamento; isolamento. Trata-se de uma medida que consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo.

O lockdown vem sendo amplamente recomendado por autoridades e instituições de Saúde da esfera mundial (como por exemplo o Imperial College de Londres, um importante centro de estudos e pesquisas sobre saúde) como um modelo extremamente eficaz para redução da curva de contágio e proporcionar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.

O Decreto está disponível na íntegra aqui.

SIGA-NOS NO Google News