Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/05/2006 08:30

Decreto cria sistema de inteligência nos presídios em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Decreto do governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, assinado ontem e publicado hoje no DOE (Diário Oficial do Estado) cria a GISP (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), dentro da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A criação do GISP já havia sido adiantada na terça-feira pelo Campo Grande News.

Conforme previsto pelo decreto, a gerência terá a função de detectar as ligações dos detentos e levantar informações sobre facções quadrilhas ou bandos que pode interagir dentro dos presídios, além de organizar um banco de dados de foragidos. Nos dias 14 e 15 Mato Grosso do Sul teve quatro presídios com rebelião, orquestrada com detentos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo.

A rebelião provocou estragos e trouxe à tona a precariedade do sistema penitenciário, diante de uma massa carcerária mais que 100% maior que o considerado adequado para os espaços disponíveis. O governo decretou situação de emergência nas unidades atingidas e pleiteia R$ 10 milhões para obras de recuperação. Além disso, o
governo federal enviará 200 homens da Força Nacional para reforçar a segurança dos presídios do Mato Grosso do Sul destruídos por causa de rebeliões. Os policiais chegarão ao Estado a partir de segunda-feira.

A GISP será composta por sete instâncias, entre Gerência de Inteligência Penitenciária; Divisão de Inteligência Penitenciária, Divisão Contra-Inteligência Penitenciária; Divisão de Operações de Inteligência Penitenciária; Núcleo de Pesquisa e Estatística; Núcleo de Produção de Conhecimentos e Núcleo de Logística de Dados. Cada um deles tem sua função designada, desde a detecção de movimentação anormal até a neutralização do processo para restabelecimento da ordem dentro das unidades prisionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)