Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2006 08:30

Decreto cria sistema de inteligência nos presídios em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Decreto do governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, assinado ontem e publicado hoje no DOE (Diário Oficial do Estado) cria a GISP (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), dentro da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A criação do GISP já havia sido adiantada na terça-feira pelo Campo Grande News.

Conforme previsto pelo decreto, a gerência terá a função de detectar as ligações dos detentos e levantar informações sobre facções quadrilhas ou bandos que pode interagir dentro dos presídios, além de organizar um banco de dados de foragidos. Nos dias 14 e 15 Mato Grosso do Sul teve quatro presídios com rebelião, orquestrada com detentos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo.

A rebelião provocou estragos e trouxe à tona a precariedade do sistema penitenciário, diante de uma massa carcerária mais que 100% maior que o considerado adequado para os espaços disponíveis. O governo decretou situação de emergência nas unidades atingidas e pleiteia R$ 10 milhões para obras de recuperação. Além disso, o
governo federal enviará 200 homens da Força Nacional para reforçar a segurança dos presídios do Mato Grosso do Sul destruídos por causa de rebeliões. Os policiais chegarão ao Estado a partir de segunda-feira.

A GISP será composta por sete instâncias, entre Gerência de Inteligência Penitenciária; Divisão de Inteligência Penitenciária, Divisão Contra-Inteligência Penitenciária; Divisão de Operações de Inteligência Penitenciária; Núcleo de Pesquisa e Estatística; Núcleo de Produção de Conhecimentos e Núcleo de Logística de Dados. Cada um deles tem sua função designada, desde a detecção de movimentação anormal até a neutralização do processo para restabelecimento da ordem dentro das unidades prisionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)