Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/02/2008 14:47

Declaração de Bagagem integrará informações de viajante

Anvisa

A Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), apresentada por todo viajante que ingressa no Brasil, passará a servir como instrumento unificado de controle e fiscalização dos três órgãos da administração federal que atuam nos portos, aeroportos e fronteiras alfandegadas.

De acordo com a norma, a Receita Federal do Brasil (RFB), a Vigilância Agropecuária Internacional – Secretaria de Defesa Agropecuária (Vigiagro/SDA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) utilizarão a DBA para fiscalizar os bens que integram a bagagem de pessoas vindas do exterior.

A Instrução Normativa Conjunta RFB/DAS/ANVISA nº 819 (PDF), de 8 de fevereiro de 2008, que institui procedimentos conjuntos de fiscalização entre os três órgãos, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12). De acordo com essa norma o novo modelo de declaração de bagagem instituído pela Receita Federal será também utilizado para os controles da Anvisa e da Vigilância Agropecuária Internacional.

Com a nova declaração, o controle das bagagens acompanhadas em portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados será realizado de forma integrada. Assim, o instrumento conjunto trará objetividade e agilidade na atuação dos órgãos, preservando a comodidade dos viajantes sem prejudicar a fiscalização. A duplicidade de procedimentos de fiscalização será eliminada, sempre que possível.

A seleção da bagagem para inspeção será realizada pela fiscalização da Receita, levando em conta a indicação dos outros dois órgãos. Além disso, os equipamentos, instrumentos e informações da Receita Federal, Vigiagro/DSA e Anvisa serão compartilhados, preservado o sigilo fiscal.

Os três órgãos terão 30 dias, a partir do último dia 12, para editar as normas operacionais que garantam o controle integrado e a atuação conjunta.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)