Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/09/2007 05:55

Decisões do TJMT e do STJ resguardam direito dos cliente

Lídice Lannes/TJMT

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, mais uma vez, decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Desta vez, o STJ manteve decisão do TJMT que negou recurso impetrado pelo Banco do Brasil S/A contra a prefeitura de Sorriso, questionando a constitucionalidade da lei municipal que regulariza o tempo de permanência dos clientes na fila para atendimento. Foram julgados dois recursos no STJ. O relator do recurso especial foi o ministro José Delgado e do extraordinário foi o ministro Eros Grau. Ambos negaram provimento aos recursos, que foram aceitos por unanimidade, em consonância com a 1a Câmara Cível do TJMT.



No âmbito da justiça estadual, o Banco do Brasil impetrou recurso de apelação cível no Tribunal de Justiça (nr. 35946/2005), alegando que a lei municipal que institui e disciplina o tempo na fila para atendimento à população é inconstitucional e fere o direito líquido e certo da instituição financeira. O Banco alegou ainda que a mesma lei sancionada pela prefeitura de Sorriso, de nr. 1.041/2002, invadiu a competência da União Federal.



O recurso foi negado por unanimidade pela Primeira Câmara Cível do TJMT em dezembro de 2005. O relator foi o juiz Alberto Pampado Neto. Participaram da votação os desembargadores Licínio Carpinelli Stefani (revisor) e José Tadeu Cury (vogal).



No voto, o juiz Alberto Pampado Neto afirmou que a competência dos municípios em legislar sobre assuntos de interesse local e de forma suplementar às legislações federal e estadual, está prevista no Artigo 30, incisos I e II da Constituição Federal.



O magistrado tomou como base para seu voto jurisprudências consolidadas pelo Supremo Tribunal Federal, determinando que as instituições financeiras devem proporcionar segurança aos usuários, com a instalação de portas giratórias e equipamentos de circuito interno de gravação. Devem ainda proporcionar conforto às pessoas atendidas, como a instalação de cadeiras, bebedouros e até banheiros, além da fixação do tempo de espera na fila.



Em Sorriso, a lei municipal determina que esse tempo seja de vinte minutos para dias normais e trinta minutos para os de maior movimento, como em dias de pagamento do funcionalismo público.



A decisão do STJ vem confirmar também a excelência na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A questão da lei da fila é polêmica e já houve muitas decisões favoráveis ao cliente, inclusive em primeira instância, o que resguarda a necessidade do bom atendido ao cidadão.



Só este ano, por exemplo, magistrados dos juizados especiais julgaram dezenas de ações determinando que as agências bancárias cumpram a lei da fila em Cuiabá. No interior do Estado, juízes de Água Boa, Alta Floresta, Cáceres e de outras comarcas também proferiram decisões no mesmo sentido.





Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)