Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

27/09/2007 06:12

Decisões do STF podem mudar regras sobre greve

Douradosnews

Decisões do STF podem mudar regras sobre greve de servidores públicos

Da assessoria
Com freqüência, a população é surpreendida com greves nos serviços públicos e sempre há discussão sobre a legalidade dessas paralisações. Na opinião da advogada de Direito do Trabalho do escritório Correia da Silva Advogados, Daniela Santino, este final de ano pode ser um marco para o setor público brasileiro, especialmente para os servidores públicos civis.

O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá, se mantida a postura que vem adotando com sua nova composição – a de revisão de suas antigas decisões –, conceder mandado de injunção, assegurando a tais servidores o exercício do direito de greve pela aplicação subsidiária da Lei de Greve nº. 7.783/89.

“Com a mudança de posicionamento, o STF poderá determinar, ao que tudo indica, a aplicação da Lei de Greve a todos os trabalhadores indistintamente, incluindo os servidores públicos. Entre as limitações legais previstas ao direito de greve estão a solução pacífica dos conflitos; indenização por danos morais à imagem e materiais; comunicação prévia da paralisação; e o atendimento às necessidades inadiáveis”, alerta a advogada.

O STF está julgando dois mandados de injunção, que é a ação cabível quando o direito está assegurado na Constituição “mas depende de regulamentação legal e, devido à mora do Congresso, o Judiciário supre a lacuna legislativa existente, determinando a aplicação subsidiária de uma lei já existente”, diz.

Em outros mandados de injunção, o posicionamento do Supremo foi de apenas alertar o Legislativo para a mora, permitindo, excepcionalmente, a aplicação, no que cabia, da Lei da Greve nº. 7.783/89 até que a situação fosse regulamentada por lei específica, o que até hoje não ocorreu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 20 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)