Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/07/2004 17:38

Decisão sobre uso de bafômetro pode ser do motorista

Agência Câmara

O Projeto de Lei 3588/04, apresentado pelo deputado Ronaldo Vasconcelos (PTB-MG), altera o artigo 277 do Código de Trânsito para condicionar ao consentimento do motorista a realização do teste de teor alcoólico, por meio de exame de sangue ou do bafômetro.
O autor do projeto lembra que esse exame vem sendo questionado na Justiça, e já teve a sua obrigatoriedade cancelada no Ceará por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Princípio jurídico
As argumentações contrárias ao teste, observa Vasconcellos, baseiam-se no princípio jurídico de que "ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo".
Além disso, pelo fato de não serem regulados por lei específica, também contrariam o artigo 5º da Constituição, pelo qual "ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".
"Os testes constituem meros atos administrativos de poder de polícia, sem lei específica que os determine, porque o exame de sangue constitui método invasivo e o bafômetro não é aparelho totalmente confiável", afirma o deputado.

Tramitação
A proposta, que tramita emcaráter conclusivo, foi encaminhada à Comissão de Viação e Transportes, onde aguarda a designação de relator. Se aprovada, seguirá para exame da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Da Redação/LCP

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)