Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Decisão: refinanciamento bancário limitado até 2009

Agência Brasil - 12 de outubro de 2008 - 17:51

Brasília - Líderes de 15 países da zona do euro, reunidos hoje (12) em Paris, decidiram permitir um refinanciamento bancário "limitado" até ao final de 2009 e "nas condições do mercado", anunciou o presidente francês, Nicolas Sarkozy. As informações são da agência de notícias Lusa.

"Não será um presente para os bancos", disse Sarkozy, que presidiu a reunião do Eurogrupo, onde se decidiu que os estados-membros "poderão reforçar o capital dos bancos nos seus respectivos países".

Segundo a Lusa, os membros do bloco europeu estão igualmente autorizados a evitar a falência dos seus bancos mais importantes, sobretudo por meio de operações de recapitalização.

De acordo com a agência, nenhum montante global foi anunciado, mas Alemanha, França, Itália e outros países apresentarão amanhã (13) simultaneamente os detalhes de seus "planos de salvação" para combater a crise financeira, adiantou o presidente francês.

Para o presidente da Comissão Européia (braço executivo do bloco), José Manuel Durão Barroso, "é, sem dúvida, um processo de grande complexidade, mas a verdade é que foi possível hoje elaborar um programa mais concreto para a zona do euro" e "as decisões tomadas são uma etapa essencial num processo muito urgente", disse.

"É muito importante que as diferentes ações dos diferentes estados-membros possam ter um mesmo quadro de referência. Os resultados da reunião de hoje permitem-nos ter a certeza de que o que faz um [país] contribui também para os esforços dos outros, em vez de colocar problemas aos vizinhos", concluiu Durão Barroso, que, antes de entrar na reunião de emergência, apelara a "um nível de coordenação sem precedentes para fazer frente a um crise sem precedentes".



SIGA-NOS NO Google News