Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Debate: efeitos do aquecimento global sobre o Pantanal

Cadú Bortolotto - 03 de julho de 2007 - 19:00

Por solicitação do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), a Comissão Mista do Congresso Nacional que acompanha e fiscaliza as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil promove sexta-feira, 6 de julho, uma audiência pública em Campo Grande, para debater os efeitos do aquecimento global sobre o Pantanal. O encontro começa às 9h na Assembléia Legislativa e contará com a presença de pesquisadores, parlamentares, técnicos do governo e de organizações não-governamentais que atuam na área do meio ambiente.

Já estão confirmadas as presenças do presidente da Comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO ), e do relator, senador Renato Casagrande (PSB/ES).Os parlamentares discutirão com os técnicos locais a atual situação do Pantanal e as medidas necessárias a evitar que a elevação da temperatura, que acontece em escala mundial, ponha em risco a sobrevivência do ecossistema pantaneiro.

- O aquecimento global é hoje pauta obrigatória de todas as pessoas que se preocupam com o futuro da vida na Terra. Vamos reunir meteorologistas, biólogos, dirigentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de órgãos ambientais municipais, professores universitários, dirigentes de empresas e instituições que desenvolvem projetos na região, para fazer um diagnóstico das transformações pelas quais o Pantanal está passando e vai sofrer com o aumento do calor nas próximas décadas. Isso é fundamental para que se estabeleçam medidas destinadas a proteger a nossa biodiversidade – explicou Delcídio, que também integra a Comissão.

A audiência pública deve se estender por toda a manhã de sexta-feira. Entre os palestrantes estão o pesquisador da UFRJ, Alexandre Davigo de Almeida, que falará sobre “Mudanças Climáticas : visão global e nacional”, Miguel Milano, representante da Fundação Avina, responsável por desenvolver o tema “Impactos das Mudanças Climáticas Sobre a Biodiversidade e a Sociedade”, o promotor do Meio Ambiente Alexandre Raslam,que falara sobre “Os desmatamentos em Mato Grosso do Sul e os Aspectos Legais Associados”, e o pesquisador do Instituto Pró-Sustentabilidade, Fábio Feldmann.

SIGA-NOS NO Google News