Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dê atenção a sua saúde!

Bruna Girotto - 24 de janeiro de 2007 - 13:06

Cuidado! A dengue pode matar! Se você ainda não se deu conta do perigo que a dengue pode causar, é bom dar uma olhada nos cuidados que deve ter, para evitar que esta doença chegue até você. Dê atenção a sua saúde!


O que é a dengue? A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.


Será que estou com dengue? Caso você esteja sentido: Febre alta; Dores nas juntas e nos músculos; Dor atrás dos olhos; Dor de cabeça intensa; Falta de apetite; e ainda, sangramento na gengiva, no nariz ou manchas vermelhas no corpo, você provavelmente deve estar com dengue. Na dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos, porém muito mais fortes.


Estou com dengue. O que devo fazer? Procure imediatamente a unidade de Saúde mais próxima. O tratamento é feito com repouso e bastante liquido, como soro caseiro, água filtrada, e sucos. Os remédios para dor e febre também ajudam bastante, mas, atenção não se deve tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como Melhoral, AAS, Aspirina entre outros. Pode-se usar Dipirona (Novalgina) e Paracetamol (Tylenol).


Como se prevenir:


 1) Sabe aquelas latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes que ficam jogadas por aí? Elas acumulam água e viram um ótimo esconderijo para que o mosquito ponha ovos e se desenvolva.


2) Pneus velhos acumulam água e o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, faz a festa. Então, sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou jogue-os fora em lugar apropriado.


3) Jogue fora as garrafas PET e de vidro vazias (se possível faça uso da coleta seletiva de lixo). Se precisar guardar alguma, vire-as de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada.


4) Não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.


5) Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.


6) Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.



Segundo informações do site Fora Dengue.

SIGA-NOS NO Google News