Cassilândia, Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020

Últimas Notícias

16/11/2020 15:00

Das 79 cidades, apenas 5 têm mulheres eleitas prefeitas em Mato Grosso do Sul

Duas delas permanecem no cargo após reeleição

Midiamax
Prefeitas eleitas de MS | Foto: TRE-MS | ReproduçãoPrefeitas eleitas de MS | Foto: TRE-MS | Reprodução

Apenas cinco. Este é o número de mulheres eleitas em 2020 para o comando de prefeituras em Mato Grosso do Sul nos próximos quatro anos. O número representa aproximadamente apenas 6,3% do total eleito, considerando os 79 municípios do Estado.

O número é pouco expressivo e revela que ainda há grandes discrepâncias na representatividade feminina nos poderes, mesmo com mulheres sendo a maioria do eleitorado. Isso se revela até mesmo no número de candidaturas: apenas 30 destas 79 cidades lançaram mulheres ao cargo máximo do Executivo Municipal Executivo Municipal.

No maior colégio eleitoral do Estado, Campo Grande, por exemplo, só teve duas candidatas a Prefeita. Na Câmara dos Vereadores, apenas duas mulheres foram eleitas entre os 29 cargos eletivo: Camila Jara (PT) e Dharleng Campos (MDB).

E a estatística poderia ser ainda menor. Isso porque a decisão de indicar uma das vencedoras ocorreu de última hora, por assim dizer: apenas no sábado (14) foi de conhecimento dos eleitores o nome da cirurgiã-dentista Rhaiza Matos (PSDB), prefeita eleita de Naviraí com 36,49% dos votos. Ela substituiu o pai, o deputado federal Onevan de Matos, que faleceu na última quinta-feira (12), às vésperas das eleições.

Além de Rhaiza, Cleidiane Areco Matzembacher, a Dra. Clediane, também integra o “time das cinco”. Ela foi eleita prefeita de Jardim (PSD) após conquistar 37,08% dos votos válidos, tornando-se a primeira prefeita do município – justamente em sua primeira disputa por um cargo político. A diferença foi apertada para o segundo candidato, ficando apenas 20 votos à frente do adversário.

Em Corguinho, o paço municipal também terá comando feminino. Ou melhor, assim permanecerá: Marcelo Ribeiro Lopes (PSDB) foi reeleita ao cargo, com 59,01% dos votos válidos, garantindo mais quatro anos à frente do Executivo Municipal.

A política mais experiente do grupo, Ilda Machado (PSD), conquistou 60,18% de Fátima do Sul e dá sequência à tradição política familiar na cidade: ela já foi prefeita da cidade em 2008 e agora conseguiu sua reeleição para seu terceiro mandato, na quarta corrida eleitoral que disputou na cidade.

 

Para completar a lista, está Gerolina Alves (PSD), prefeita eleita de Água Clara com 42,25% dos votos. Para comandar o município, Gerolina vai deixar uma das cadeiras da Câmara Municipal, onde apenas duas das 11 vagas será ocupada por mulheres em 2021.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 01 de Dezembro de 2020
Segunda, 30 de Novembro de 2020
08:20
Cassilândia
07:03
Cassilândia/Paranaiba/Inocência, Chapadão, Costa Rica, Aparecida
Domingo, 29 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)