Cassilândia, Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

18/08/2020 11:00

Danilo Balu - Volume X Intensidade

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo BaluDanilo Balu

É natural que alguém treinando pra Maratona deduza intuitivamente que ela deva correr muitos quilômetros. Acho que este ponto não se discute muito. Outra conclusão meio que simples de se tirar é: quanto maior a distância que percorremos treinando, menor é nossa velocidade e intensidade. Essa é outra conclusão meio que óbvia. Certo? Estamos de acordo? OK!

Um grande desafio pessoal que tenho quando falo sobre volume de treinamento pra 42km está na questão do volume dos longos. Por algum motivo as pessoas insistem que treinando pra maratona temos que correr por volta de 30-35km. É quase numerologia, de fé. Por que 32km e não 52km? Alguém pode explicar? “A pessoa ganha confiança com 35km”. E por que não ganha com 28-30km? Se correr muita distância “dá confiança”, repito: por que não fazer 55km no treino?

Uma das coisas que mais aprendi estudando Magness e Canova, por exemplo, é como os longos de seus atletas são curtos em comparação com amadores. Batem um teto de 28km em ritmo de prova JUSTAMENTE porque INSISTEM que a corrida deva ter QUALIDADE, INTENSIDADE, não necessariamente volume. Se volume fosse o desejado, ninguém precisaria correr, bastaria largar o carro/ônibus, sair andando e seria atleta olímpico. Baixa intensidade? OK, mas muito volume!

TODA prova, MESMO MARATONA é uma competição de VELOCIDADE! É decidir quem corre mais RÁPIDO 42km! NÃO de quem corre mais! Ser capaz de correr 2km em 8min é MUITO melhor do que ser capaz de correr 3km em 15min (ou 18min). Isso porque quem faz 2km em 8min faz 3km FACILMENTE em menos que 15min. Só que quem faz 3km em 15min NÃO CONSEGUE fazer 2km nem perto disso!

E para ser bom em distâncias curtas precisamos de treinos INTENSOS. NÃO ganhamos velocidade nos arrastando por horas em longos aos finais de semana senão treinando com um pé SEMPRE na intensidade AINDA QUE abdicando de BOA PARTE do volume.

Qualidade importa TANTO que podemos abrir mão de MUITOS quilômetros porque ela é o bem maior. Lembre-se: maratona é uma prova de velocidade, não de resistência! De COMO corremos os quilômetros e não de QUANTOS corremos.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 29 de Outubro de 2020
Quarta, 28 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)