Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu - Verschlimmbesserung: a luta contra a magia, o pretenso Divino”

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 27 de julho de 2020 - 11:00

Danilo Balu - Verschlimmbesserung: a luta contra a magia, o pretenso Divino”

Nos meus últimos textos, seja sobre Jejum, Educativos de Corrida, Suplementos ou Biomecânica sempre surge a mesma indagação que às vezes me incomoda um pouco: “você tem os estudos a respeito?”

Pra quê?! Sabe, quando eu ainda acreditava na Academia como fonte de conhecimento eu mantinha registro de estudos importantes para servir de referências. Hoje? Sequer leio estudos! O que é – peço perdão pelo termo – disruptivo, chega até mim sem eu ter que ler os outros 500 artigos que são pura encheção de linguiça que são publicados juntos. Ou seja, eu deixo assim os OUTROS fazerem (de graça!) pra mim o que eu NÃO QUERO fazer (ler lixo).

Sabe, ainda preciso ler mais na fonte os grandes filósofos e clássicos. Venho consumindo de forma intermitente, indireta. Caí em um trecho de Hipócrates que é sensacional, que cabe no que vivemos atualmente na Corrida.

“A vida é curta, a arte é longa; a experiência, enganosa; o empirismo, perigoso; o julgamento, difícil”. É POR ISSO que eu não leio estudos na área! Ler sobre efeito de educativo em intervenção de 3 meses? Buscar evidências de que Jejum seja benéfico? Basta olhar “pra trás”! São 5.000 anos de evidências NÃO publicadas em revistas científicas! Suplementos? Em nossa história nunca usamos, tem que sofrer de delírio coletivo pra achar que de repente vivemos uma crise mundial de vitamina D. Biomecânica? Educativos? O esporte apenas engatinha, mas enquanto vocês consultam acadêmicos que nunca estiveram no campo, eu prefiro ver a prática (skin in the game). Por quê? Porque “a vida é curta, a arte é longa; a experiência, enganosa; o empirismo, perigoso; o julgamento, difícil”.

SEMPRE que se entra na pista, remetendo novamente à Hipócrates, “não basta você fazer aquilo que convém, é preciso também contar com o auxílio do indivíduo, daqueles que o assistem e dos elementos exteriores… A prática que realizamos é a dos ‘phainomenon’, daquilo que aparece, e buscamos sempre investigar, associar e compreender à luz do sistema que nos foi transmitido pelos antigos”.

A pessoa manda inbox e fala que “se bem feito, funciona”. Amigo… eu não consigo, NÃO TENHO CORAGEM de virar pra treinador meia-boca e falar que sei mais de técnica de corrida do que ele, como alguém fora da área vem falar que enxerga mais do que eu há 30 anos nesse jogo? Ou como disse brilhantemente Italo Marsili, “ocorre algo mágico aqui no Brasil: a pessoa não concorda comigo e quer me dar aulas, mas não percebe, no entanto, que jamais leu o autor, jamais leu os comentaristas sobre o autor e, provavelmente, não leu o que eu escrevi sobre o assunto”.

Cada vez mais, pela “experiência ser enganosa; o empirismo, perigoso e o julgamento, difícil” eu tento me abster de mecanismos complexos. Sou cada vez mais adepto de MENO intervenções. Por quê? Porque nos falta compreensão deles. “Verschlimmbesserung” é um substantivo em alemão para quando uma tentativa de melhoria acaba é piorando as coisas. Para MIM, me ABSTER é a MINHA “luta contra a magia”. Deixo é aos outros ficar corrigindo técnica de atleta e prescrevendo suplemento corrigindo a humanidade, deixo esses brincarem de “pretenso divino”.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News