Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu: tolerância ao carboidrato

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 30 de setembro de 2020 - 11:00

Danilo Balu: tolerância ao carboidrato

Quantas vezes já escrevi sobre a NÃO-essencialidade do carboidrato?

É algo básico, mas você entra e sai da USP, referência acadêmica, sem aprender isso. Basicamente quer dizer que você não precisa de NADA de carboidrato pra ter SAÚDE. E o que pedem? Que ele seja a base da dieta. Delírio? Esquizofrenia? Não sei.

Mas por que isso? “Porque Nutrição não é uma ciência, é um sentimento“.

Como os professores QUEREM que a base da dieta seja carboidrato, assim o pedem.

Vejamos, como pensam por aproximação, acham que ao comer menos gordura, ficamos magros. É como se eu tomando leite virasse caucasiano, ao comer peixe melhoraria meu 200m medley. Ao pedir que se coma mais carboidrato, tratam algo BIOLÓGICO como sendo ARITMÉTICO. Ironia das ironias: você entra e sai do curso sem precisar saber o básico da matemática.

E ainda, como não entendem NADA de Esporte acham que o atleta da elite é elite porque come massa e não que ele seja elite porque ele CONSEGUE se entupir de Carboidrato sem os efeitos esperados à maior parte da população. É como se o queniano fosse elite porque corre 200km sem se machucar e não porque CONSEGUE sem se lesionar…

Não entendem que o atleta de ponta é a EXCEÇÃO, não a norma. Eles definem o tamanho das nossas calças e tênis assistindo a jogos da NBA. Eu poderia dizer que isso é burrice. Por educação, chamo só de ignorância.

O gráfico abaixo é um indivíduo consumindo carboidrato e o excedente – voilà! – vira gordura corporal.

Por quê? Porque NÃO temos a tolerância de atletas. Quando o Nutricionista IPI calcula gasto e consumo (spoiler: ele não consegue nem sabe!) ele coloca um estressor na MÉDIA do dia a dia do indivíduo quando sabemos que esporte é sobre tudo ou nada, é sobre… EXTREMOS!

O QUE ESTOU QUERENDO DIZER?

Esporte NÃO exige carboidrato, ele PERMITE maior consumo (“faça por merecer”) porque ele aumenta UM POUCO nossa tolerância. Já os atletas que estão nos playoffs da NBA podem injetar caramelo na veia porque são geneticamente ESTUPIDAMENTE tolerantes. O IPI acha que é porque eles jogam basquete… acha que é a dieta que deixa alguém com 2,10m de envergadura.

Não é sobre DEVER, mas sobre PODER, MERECER e TOLERAR.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News