Cassilândia, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

30/09/2020 11:00

Danilo Balu: tolerância ao carboidrato

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu: tolerância ao carboidrato

Quantas vezes já escrevi sobre a NÃO-essencialidade do carboidrato?

É algo básico, mas você entra e sai da USP, referência acadêmica, sem aprender isso. Basicamente quer dizer que você não precisa de NADA de carboidrato pra ter SAÚDE. E o que pedem? Que ele seja a base da dieta. Delírio? Esquizofrenia? Não sei.

Mas por que isso? “Porque Nutrição não é uma ciência, é um sentimento“.

Como os professores QUEREM que a base da dieta seja carboidrato, assim o pedem.

Vejamos, como pensam por aproximação, acham que ao comer menos gordura, ficamos magros. É como se eu tomando leite virasse caucasiano, ao comer peixe melhoraria meu 200m medley. Ao pedir que se coma mais carboidrato, tratam algo BIOLÓGICO como sendo ARITMÉTICO. Ironia das ironias: você entra e sai do curso sem precisar saber o básico da matemática.

E ainda, como não entendem NADA de Esporte acham que o atleta da elite é elite porque come massa e não que ele seja elite porque ele CONSEGUE se entupir de Carboidrato sem os efeitos esperados à maior parte da população. É como se o queniano fosse elite porque corre 200km sem se machucar e não porque CONSEGUE sem se lesionar…

Não entendem que o atleta de ponta é a EXCEÇÃO, não a norma. Eles definem o tamanho das nossas calças e tênis assistindo a jogos da NBA. Eu poderia dizer que isso é burrice. Por educação, chamo só de ignorância.

O gráfico abaixo é um indivíduo consumindo carboidrato e o excedente – voilà! – vira gordura corporal.

Por quê? Porque NÃO temos a tolerância de atletas. Quando o Nutricionista IPI calcula gasto e consumo (spoiler: ele não consegue nem sabe!) ele coloca um estressor na MÉDIA do dia a dia do indivíduo quando sabemos que esporte é sobre tudo ou nada, é sobre… EXTREMOS!

O QUE ESTOU QUERENDO DIZER?

Esporte NÃO exige carboidrato, ele PERMITE maior consumo (“faça por merecer”) porque ele aumenta UM POUCO nossa tolerância. Já os atletas que estão nos playoffs da NBA podem injetar caramelo na veia porque são geneticamente ESTUPIDAMENTE tolerantes. O IPI acha que é porque eles jogam basquete… acha que é a dieta que deixa alguém com 2,10m de envergadura.

Não é sobre DEVER, mas sobre PODER, MERECER e TOLERAR.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Outubro de 2020
15:02
Saber não ocupa lugar
Quarta, 21 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)