Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Danilo Balu - Técnica de corrida não é sobre o que se ganha, mas o que se perde

OU AINDA: não se ensina aquilo que já se sabe! Por Danilo Balu*

Blog Recorrido - 28 de julho de 2020 - 11:00

Danilo Balu - Técnica de corrida não é sobre o que se ganha, mas o que se perde

Não consigo parar de olhar para a foto do post!! Me mandaram ironicamente dizendo “imagina se fizéssemos análises e educativos nelas“…

Repare no de azul à esquerda… Quadril flexionado, em “posição de força” (é o que acontece quando um velocista faz força, por isso falamos pra correr “grandão“, pra que o centro de gravidade não “caia“, o que diminui a amplitude da passada… Lembre-se SEMPRE: aceleração é uma resultante de força e velocidade… Se você “chama” a força, você perde velocidade que é o que você MAIS quer numa corrida).

Vamos ao garoto da direita… Regata azul clara… Pé em apoio completo no solo, fazendo força, tronco girando… Mais do que deveria? Sim, mas SÃO CRIANÇAS! Mas o MAIS importante… SABEM correr porque é ISSO que nossa espécie faz. PAREM de achar que é uma habilidade que se ensina!

Agora a menina de verde… Mobilidade de tornozelo, mobilidade de quadril, “joelhão” vindo grandão à frente… Alguém ensinou isso à ela? NÃO! Porque técnica de corrida não é uma questão de querer, mas de PODER!

Sabe, tenho calafrios quando vejo gente recomendando meio-agachamento, por exemplo, na longa distância… Você PRECISA agachar até o FIM, até o FUNDO para não perder um gesto que PERTENCE ao ser humano. A extensão do quadril, FUNDAMENTAL para correr bem não se conquista com educativo ou teoria, mas com capacidades perdidas com o sedentarismo ou com a falta de movimento envolvendo FORÇA.

Essas crianças que nunca tiveram que aprender ensinam muito se você quiser mesmo aprender.

Quando criança temos tudo sem educativo. Ao perder temos que nos movimentar. O educativo não é essencial na nesse processo ou então assuma que você quer melhorar com atalho, sem fazer força, um elemento esquecido na mobilidade.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: [email protected] Podcast: 3ladosdacorrida

SIGA-NOS NO Google News