Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

13/07/2020 11:00

Danilo Balu: Por que quase tudo que você pensou sobre correr está errado?

OU AINDA: Causa vs Consequência

Blog Recorrido
Danilo BaluDanilo Balu

É incrível o poder do apelo visual nas pessoas (homens que o digam). Tempo atrás um infográfico tentava explicar a superioridade de Usain Bolt. Milhares de compartilhamentos, pena que não havia lá NADA de muito esclarecedor.

Está rodando uma matéria interessante da ABC.net que leva o título do post. Ela fala de um equivocado excesso de foco nos pés. Conversei brevemente com o treinador Fabio Pierry sobre a matéria. Os 2 acho que concordam: é BEM-VINDO esse aviso da sobrevalorização nos pés, mas o autor confunde algumas vezes causa com consequência.

“FULANA É MELHOR PORQUE FAZ X…”

NÃO! PORQUE a Fulana é melhor ela faz X! É como dizer que como LeBron OPTA por enterrar ele é melhor que meu vizinho basqueteiro. NÃO! Como ele é melhor atleta ele PODE enterrar!

Recebo mensagens: “estou tentando acertar a entrada do meu pé”… PARA!! Ninguém enterra QUERENDO, mas TENDO condições. No pé há músculos e ENQUANTO ELES OU SE NÃO FOREM treinados o suficiente, você NÃO conseguirá sustentar a entrada com médiopé! Nem mesmo a ELITE consegue sustentar entrada assim por provas longas! “Querer é PODER” apenas em filmes! Causa é diferente de consequência! Por DÉCADAS treinando eu não consigo sustentar por 21km, por que vc acha que apenas porque vc QUER vc conseguirá?

Por ser melhor/superior esse alguém CONSEGUE sustentar assim por mais tempo, não é que ele é melhor por QUERER. Um corolário que amador e quem quer trabalhar em esporte não entende é: NÃO é o esporte que faz um atleta potente! É o atleta potente que faz esse esporte! Não é você que escolhe a especialidade, é a especialidade que te escolhe!

Está lá na matéria, “Fulana tem tempo de contato mais rápido” como se por fazer isso ela seria melhor. NÃO! Ela é tão melhor (atleta olímpica) que CONSEGUE fazer isso! O esporte escolhe seus melhores indivíduos!

Do ponto de vista técnico DE LONGE a melhor parte da matéria é o foco na ENORME importância do quadril, nosso REAL músculo de força! O “Running tall”, ou “grandão” no coloquial de pista, é SUBVALORIZADO. Treinadores de fundo aprenderiam MUITO se como os velocistas olhassem MUITO mais para o quadril.

Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Domingo, 18 de Outubro de 2020
09:00
Santo do Dia
06:54
Curiosidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)