Cassilândia, Sábado, 24 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

21/09/2020 11:00

Danilo Balu: a tara por recuperação

OU AINDA: essa é talvez a maior prova da não-compreensão da dinâmica do treinamento por parte de corredores e nutricionistas.

Blog Recorrido
Danilo Balu: a tara por recuperação

Acho que não há UMA sessão de perguntas em meus stories que eu não receba: “fazer/tomar X acelera a recuperação?”

Vamos lá… Vou contar uma história real e bem didática. Uma das melhores corredoras amadoras que eu já treinei tem namorado que corre na mesma pegada, mas treina com assessoria. Um dia ele teve que faltar no treino de 5a feira. Ao fazer o longo no sábado ele se sentiu bem. Melhor que ela! Qual a conclusão que ele tirou? Que se ele NÃO treinasse mais às 5as feiras ele faria melhor os longos. Dito e feito. Jantou ela em todos os longos. Lá pelo 30km em Boston sua namorada (treinada por mim) o ultrapassa. Ele não tinha mais condições. Por meses ele treinou MELHOR aos sábados, porém, treinou MENOS no período.

Dos corredores que eu conheço não deve haver UM POR CENTO que precise de qualquer artifício pra recuperação. Se você acha que precisa se recuperar porque treina 4x na semana deixa te falar algo que seu treinador por um motivo óbvio não pode te dizer: você ganha de UM golzinho do seu “eu” que fica na rede (4×3)… Você tem que ter VERGONHA de achar que precisa de algo, filho!

O que um treinador mais quer é esmagar, é escovar, é mastigar o atleta porque é na RETIRADA dessa carga que a mágica acontece. Você não precisa fazer nada, é só retirar. Um atleta treinando cansado AUMENTOU sem saber sua carga de treino. É na IMPOSIÇÃO do estresse que há a sinalização para a adaptação.

Sempre que vejo um corredor tomando pós-treino prescrito por Nutricionista IPI eu penso: coitado, se esforça tanto e ainda não entendeu nada…

O objetivo do treinamento NÃO é e NEM PODE ser TREINAR bem! A tara por recuperação é o mesmo que achar que correr na descida é melhor do que na subida porque a média de ritmo ficou maior! É o não-entendimento do TODO.

O processo do treinamento tem que ser visto em seu significado… como PROCESSO. Quando você acha que tem que estar BEM e TREINAR bem (recuperado) é sinal claro de que você não entendeu absolutamente nada…

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Outubro de 2020
Sexta, 23 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)