Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

29/08/2020 11:00

Danilo Balu - A nutrição é míope porque o processo importa

Por Danilo Balu*

Blog Recorrido
Danilo Balu - A nutrição é míope porque o processo importa

Falei tudo isso porque eu farejo a ignorância de um nutricionista nesse assunto quando ele fala em pós-treino pra amador. Falou pós-treino sei que não entende do gingado, passaria fome se a grama mudasse de cor. Isso porque O PROCESSO IMPORTA! Acho que é bem claro pra todo corredor (mesmo os iniciantes) que existem N maneiras de você treinar 10km. Todas te levam para o mesmo lugar (o FIM)! Mas… O PROCESSO IMPORTA!

Você pode andar 10km. Você pode fazer 10km subindo, no plano, descendo… pode dar tiro moderado de 5min e andar 1min até completar 10km. Ou pode dar tiro forte de 3min e descansar os mesmos 3min. O FIM (10km) é o mesmo, mas o PRODUTO final é DISTINTO sabe por quê?? PORQUE O PROCESSO IMPORTA!

Não é só que seu Nutricionista por não entender de esporte (já disse que não conheço nenhum que entenda de Esporte??) não entende que um pró precisa de pós-treino ao treinar 15 sessões por semana e tem ENORME tolerância ao carboidrato (que entre outras coisas o faz pró!) e o amador que treina 7 sessões NÃO precisa… é que ele não entende que O PROCESSO do trabalho muscular -veja só – IMPORTA!

A MANEIRA que você atinge o fim (seja 10km, seja 30km ou ganho de massa muscular) é ESSENCIAL porque muda a natureza desse fato. É como achar que correr 10km ou dirigir 10km seja a mesma coisa porque o fim é igual (10km) AINDA QUE a maneira tenha sido distinta.

Sempre que eu falo “olha, não consuma glutamato monossódico” vem alguém e pergunta: “mas qual o prejuízo comprovado do consumo dele?” Sei lá! DANE-SE! Não quero saber! Eu NÃO PRECISO experimentar seu prejuízo para deixar de fazê-lo! É o princípio da precaução. Você não tem medo de comer carne de um gado que foi anabolizado com hormônios e recebeu muito antibiótico? Eu não sei listar todos os prejuízos, eu não preciso saber deles! Como é um processo não naturalístico eu sei que não é bem-vindo sabe por quê? PORQUE O PROCESSO IMPORTA!

OU SEJA, a maneira como você treina importa MUITO. “Se a maneira que você ou alcançou é diferente de outra maneira, o que você criou é, de alguma maneira diferente”. Ainda que não saibamos como.

Todo o conceito estúpido do pós-treino imediato se sustenta em 2 ENORMES erros conceituais (o que reforça minha tese de que Nutricionistas Esportivos não entendem de Esporte, já disse alguma vez pra vocês?).

A primeira é a da janela metabólica de oportunidade (e suas variações de nomes). É o unicórnio da profissão. Parte do princípio que o nosso organismo é burro, mas que uma profissão não-essencial e que historicamente mais errou que acertou veio para corrigir esse problema. Desde que você pague, óbvio.

A segunda é que o catabolismo é ruim. Veja só, o catabolismo é ESSENCIAL ao processo de treinamento. Se catabolismo fosse ruim, seja na saúde, seja no Esporte, você teria que PARAR de treinar. Catabolismo faz parte do processo, faz parte da VIDA.

Há um histórico balanço ESSENCIAL de catabolismo-anabolismo. O nutricionista que sugere pós-treino acha que ele deve ser inibido. Com qual propósito ou argumento? FÉ. O processo contínuo de crescimento é deletério, prejudicial, não-natural, nocivo ao ser humano. Uma profissão da área da saúde que ainda não entendeu isso não te ajuda, te atrapalha.

A busca por um contínuo anabolismo sem fim é em si mesmo uma inibição da nossa natureza, do equilíbrio entre anabolismo e catabolismo. Não tem como dar certo. A gente pode não saber COMO, mas isso é o que menos importa. Basta termos em mente que não há lógica neste raciocínio,que ela é não-natural. Tão não-natural como ir de carro por 42km e achar que completou uma Maratona.

*Danilo Balu é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), fez Nutrição na mesma instituição (FSP-USP), além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP). Corre desde 1990. É treinador de corrida em São Paulo. O conteúdo é de responsabilidade do articulista. Instagram: @danilobalu E-mail: danilobalu@hotmail.com Podcast: 3ladosdacorrida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Outubro de 2020
Segunda, 26 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)