Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dalmo Cúrcio: "Vou morrer lutando pelo rio Aporé"

Dalmo Cúrcio - 14 de março de 2008 - 21:18

Pra quem tem voz de influência ou aquele humilde cidadão que foi criado na barranca do rio Aporé, principalmente pelo lado da nossa Cassilândia. Agora tem a sua vez de no mínimo defender este que para todos em comum é um bem precioso. Trata-se da luta em defesa do rio Aporé, esquecido, explorado e muitas vezes devastados por falta de consciência ecológica e ambiental.

Nesta luta ergo minha bandeira ao qual sempre as defendi, muito embora humilde sempre dei o valor necessário na importância da preservação de nossos mananciais, principalmente dos que brotam suas águas límpidas no solo cassilandense.
Venho através deste artigo opinar contrário a instalação da usina geradora de energia próximo ao salto do rio Aporé, nossa maior referência turística em Cassilândia.
Uma pela idéia de PRESERVAR EM RESPEITO A VIDA e o habitat do rio, outra de se evitar a transformação em uma área natural como o leito do rio em um lago, que ninguém poderá nos garantir sobre os efeitos negativos de seu impacto devastador ou até catastrófico. Como a exemplo que assistimos na barragem do rio corrente em Goiás.
Pelo lado da cultura e os costumes de um povo tem que se verificar a importância e alguns valores da influência do rio Aporé. Pois ao saber que quantas gerações usufluiram de suas águas, para o esporte, o laser e até a sobrevivência, ver tudo isso acontecer sem um mínimo de respeito a vida é de se revoltar.

Quanto aos antigos e até autoridades locais com opiniões adversas sobre o tema, o importante a saber é que: dos antigos é que resgatamos as raízes da importância do rio Aporé. Como exemplo a criação em 1998 do esporte chamado BOIACROSS, esporte este que hoje é praticado e conhecido mundialmente. Foi minha a idéia; sim pelo fato de saber e viver minha vida neste rio, onde os costumes vem desde os antigos moradores que rodava com talo de bananeira e depois de muitos anos veio a câmara de ar de pneu de carro.
Criei também na época do prefeito Edio Amin a campanha “ SALVE O RIO APORɔ, que ao final colocamos 1 milhão e 400 mil alevinos de peixes, além do apoio do Ibama e Policia Militar Ambiental.
Evidentemente que tivemos total apoio das cidades ribeirinhas de nossa região e principalmente da população.
Acredito que não é só por estes fatos e sim pelos valores que representa este rio é que devermos lutar e impedir a construção da barragem.
Mas também entender-mos que os efeitos que ela poderá causar, depois de construída jamais será reparado.


DALMO SAUCEDO CURCIO

SIGA-NOS NO Google News